Saúde

Pfizer e BioNTech anunciam que vacina contra covid é segura e induz resposta imune em crianças de 5 a 11 anos

Os dados vêm de testes de fases 2 e 3 que estavam sendo conduzidos de forma simultânea pelas empresas

Compartilhe:
20/09/2021 - 09h16min Corrigir

Nesta segunda-feira (20), Pfizer e BioNTech anunciaram que a vacina contra covid-19, desenvolvida por elas, é segura e induziu uma resposta imune em crianças de 5 a 11 anos. Os dados vêm de testes de fases 2 e 3 que estavam sendo conduzidos de forma simultânea pelas empresas.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Participaram dos testes 4,5 mil bebês e crianças com idades entre 6 meses e 11 anos de quatro países: Estados Unidos, Finlândia, Polônia e Espanha. Dos 4,5 mil participantes no total, 2.268 tinham idades entre 5 e 11 anos.

Essas crianças receberam uma quantidade menor de vacina. Foram duas doses de 10 µg (microgramas) administradas com 21 dias de intervalo. Nos adolescentes a partir dos 12 anos, a dose era de 30 µg.

"As respostas de anticorpos nos participantes que receberam doses de 10 µg foram comparáveis às registradas em um estudo anterior da Pfizer-BioNTech em pessoas de 16 a 25 anos de idade imunizadas com doses de 30 µg", disse a Pfizer em um comunicado à imprensa.

A vacina foi "bem tolerada, com efeitos colaterais geralmente comparáveis aos observados em participantes de 16 a 25 anos de idade", disse a farmacêutica.

A empresa afirmou que a dose de 10 µg foi "cuidadosamente selecionada como a dose preferida para segurança, tolerabilidade e imunogenicidade" (geração de anticorpos) em crianças de 5 a 11 anos.

"Estes são os primeiros resultados de um ensaio fundamental de uma vacina contra a covid-19 nessa faixa etária", anunciou a Pfizer.

Os dados são preliminares e ainda precisam passar por avaliação de outros cientistas para serem publicados em revista científica. A Pfizer e a BioNTech disseram, ainda, que "planejam compartilhar esses dados" com a Food and Drug Administration (FDA), a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e outras agências regulatórias "o mais rápido possível".

As empresas também anunciaram que "planejam enviar dados do estudo completo de fase 3 para publicação científica".

Com informações do G1

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

AABB
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
AABBFUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCÂMERASFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)