Política

“Não liberamos pra empresa, ela vai pro município vizinho e se instala”, comenta Luciano “Cabeça” sobre caso Canarana

Uma Audiência Pública foi solicitada pela Comissão de Orçamento, Finanças e Controle Externo da Câmara de Vereadores para discutir o assunto

Compartilhe:
22/09/2021 - 16h40min Corrigir

Durante entrevista ao programa Encontro 9.9, da BJ Rádio Web, na manhã desta quarta-feira (22), o presidente da Câmara de Vereadores de Camaquã, Luciano Pereira Dias (PSDB), o “Cabeça”, comentou sobre o caso da instalação da empresa Canarana no município.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

A firma é especializada na importação e exportação de fumo, com faturamento mensal aproximado de R$ 120 mil, mas com promessa de investimento superior a R$ 170 milhões. A prefeitura estuda doar uma área pública de 13 hectares para a empresa. A tramitação do projeto gerou polêmica entre a comunidade, principalmente com relação ao potencial e a capacidade econômico-financeira da empresa.

Uma Audiência Pública foi convocada pelo presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Controle Externo do Legislativo camaquense, vereador Claiton Silva (PDT), para debater sobre a cedência do terreno e a concessão do incentivo empresarial. O encontro acontece nesta quinta-feira (23), a partir das 18 horas, no auditório da Secretaria Municipal da Educação.

Para Cabeça, a solicitação da Audiência Pública é importante para que o projeto seja discutido entre os vereadores e a população. Ainda de acordo com o parlamentar, somente desta forma serão esclarecidas as controvérsias geradas pela proposta.

“Já se levantou muita polêmica a respeito dessa empresa, se a empresa tem sustentabilidade, se vai investir. O quê que acontece quando qualquer empresa quer a cedência de qualquer terreno do município: ela vai lá no Poder Executivo, protocola, entrega toda a documentação necessária e o Poder Executivo encaminha para a Câmara Municipal de Vereadores. Então, o prefeito não pode negar pra nenhum cidadão que tenha uma empresa, que apresentou toda a documentação necessária pra aquela cedência. [...] Nós lá, legisladores, sim, podemos vetar no voto esse projeto”, detalhou. “A Audiência Pública se fez necessária, ela é totalmente legal a discussão, vamos escutar, vamos debater a respeito da Canarana e cada vereador decide da melhor maneira possível, dentro das suas convicções, o seu voto”, completou.  

O vereador defendeu que a legalidade da proposta é o principal ponto a ser analisado e que opiniões particulares devem ser deixadas de lado. “O que eu vejo e o ponto de interrogação sobre a empresa tá o seguinte: ‘Não liberamos pra empresa, ela vai pro município vizinho e se instala’. É o risco que se corre. Então, vamos estudar. E eu sempre digo: ‘Tá dentro da legalidade? É constitucional? Podemos aprovar dentro da lei?’ É isso que nós temos que ver. Eu nunca puxo pro meu pessoal o que eu acho do dono da empresa, o que o dono da empresa fez ou deixou de fazer, eu vejo a legalidade dos fatos. [...] E, aqui, eu quero deixar bem claro que nós temos, principalmente da base do governo, nós temos uma tranquilidade muito grande de cada vereador decidir a melhor maneira de colocar seu voto na hora que esse projeto entrar no plenário pra discussão e votação”, falou.

Ouça na íntegra:

 

Assista à entrevista na íntegra:

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
CÂMERAS
Mais Lidas
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNETCÂMERASAABB