Cultura

SMTIC de São Lourenço do Sul acompanha turistas no roteiro “Do Violino à Estância”

Roteiro turístico integra a natureza junto com a cultura gaúcha através da música clássica e nativista, dança folclórica, gastronomia típica e, a história do RS
29/09/2021 - 14h36min Larissa Schneid Bueno Corrigir

O município de São Lourenço do Sul é terra de roteiros turísticos, que contemplam variados pontos populares da região, a qual é conhecida por moradores e visitada por turistas de todo o Brasil.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Entre os roteiros populares do município está o projeto ‘Do Violino à Estância’, responsável por receber grupos de visitantes que são acompanhados pela guia turística da Agência lourenciana “Novo Destino”, Fabiane Peters, para conhecer as belezas naturais do local junto com a cultura gaúcha através da música clássica e nativista, dança folclórica, gastronomia típica e, a história do Rio Grande do Sul.

No dia de ontem (28), a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio (SMTIC) prestigiou o roteiro, que teve como primeira atração, o passeio na escuna Vento Negro pelo Arroio São Lourenço ao som de músicas ao vivo conhecidas no Estado, que no roteiro são reproduzidas por um violão e violino. Posteriormente, os turistas foram direcionados para conhecer a Fazenda do Sobrado e lá saborearem os pratos típicos.

Foto: Roteiro “Do Violino à Estância”

Em entrevista a SMTIC, Peters conta sobre a origem do roteiro, que, segundo ela, surgiu após uma viagem que ela fez, onde tinha um roteiro semelhante ao ‘Do Violino à Estância’.

“Eu cheguei muito inquieta em São Lourenço, querendo fazer algo diferente. Então eu me inspirei nele e produzi o ‘Do Violino à Estância’. E, por que o violino? O violino tem na nossa cultura gaúcha, veio para cá pelos jesuítas. Temos o barco que é a navegação e, não poderia faltar a Fazenda do Sobrado, que faz parte da nossa Revolução Farroupilha”.

A pandemia de covid-19 fez com que o turismo fosse impedido de receber turistas, que vinham seguidamente conhecer o município. Agora, com a retomada segura, os mesmos aproveitam para conhecer São Lourenço do Sul, como o professor, Luis Carlos, de Caxias do Sul, que tinha interesse em conhecer o Sul do Estado.

“Eu sou de Caxias há muitos anos, então eu tinha interesse de conhecer esse lado, que eu não conhecia ainda. Na primeira oportunidade eu vim para cá. Estou achando bem bonito e legal, porque a nossa zona de lá é onde tem muita serra e, aqui não”, diz.

A carioca, Vera Lúcia, afirma que estava esperando ansiosamente a retomada do turismo, pois adora passear. “É a primeira vez que a gente vem conhecer o interior. Eu adoro passear e estou amando estar aqui. Agora, graças a Deus estamos podendo vir aos poucos, com toda segurança”.

Ao falar sobre a expectativa da futura agenda do projeto, Fabiane diz estar feliz “porque a retomada está vindo forte”. “Agora para o mês de outubro e dezembro nós não temos mais datas livres”, evidencia.

O roteiro, além de ser prestigiado por novos turistas, também é procurado por turistas que já conheciam o município. Everaldina Santos, de Pinheiro Machado, informa que já conhecia o lugar, mas que aproveitou para retornar com a sua família.

“Ontem eu e o meu marido estávamos de aniversário de casamento. Hoje eu estou de aniversário de idade. Então nós resolvemos unir o útil ao agradável para passar em um local diferente, uma vez que todos os anos a gente ia lá para Aparecida em São Paulo”.

A Secretaria acredita na potencialidade do turismo e se sente honrada em ter acompanhado o projeto ‘Do Violino à Estância’.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

KNN IDIOMAS
PIX
DR. JOÃO BATISTA
ART MÓVEIS
SUPER SÃO JOSÉ
MÁRIO SERRALHEIRO
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
ELETRO CLIC
OLIDATA
FUNERÁRIA BOM PASTOR
CÂMERAS EXTERNAS