Geral

Maquiadora de Camaquã se prepara para torneio nacional de educação profissional

Amanda Ribeiro representará o Senac-RS na categoria Estética e Bem-Estar a partir do dia 6 de outubro

Compartilhe:
04/10/2021 - 16h18min Corrigir

Com apenas 18 anos, Amanda Ribeiro vive algo que nunca havia imaginado, até fazer o Curso de Maquiador no Senac Camaquã: a jovem está no Espírito Santo, onde representará o Rio Grande do Sul na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional, na ocupação Estética e Bem-Estar.  Entre os dias 6 e 10 de outubro, a aluna competirá com alunos do Senac de todo o Brasil, e o resultado das provas será anunciado durante a cerimônia de premiação no dia 10 de outubro, às 9h30.

Durante os cinco dias de torneiro, Amanda será submetida a diversas provas envolvendo uma série de habilidades da área de Estética e Bem-Estar como realização de maquiagem para diferentes ocasiões, massagens estética e terapêutica, tratamentos faciais e aplicação de técnicas de manicure e pedicure em modelos reais. Todo o processo será acompanhado por um grupo de especialistas na área, que avaliará questões como técnicas aplicas e atendimento ao cliente. Se vencer a etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional, Amanda vai representar o Brasil na WorldSkills Shangai – maior competição de educação profissional do mundo – programada para acontecer entre 12 e 17 de outubro de 2022.

Para tornar-se a representante gaúcha no torneio nacional, Amanda teve que vencer a etapa escolar no Senac Camaquã em 2018 e a etapa regional do Senac-RS em 2019. Treinos diários, responsabilidade em representar o Estado em uma competição e, ao mesmo tempo, cursar uma faculdade – apesar dos diversos desafios, a aluna segue motivada: “o que mais me motiva é ter a possibilidade de representar o Brasil na próxima etapa e todo o crescimento e treinamento que está cada vez mais me preparando como profissional da área”.

Quando perguntada sobre as expectativas e sonhos em relação à profissão, Amanda complementa: “Além de vencer a competição, o meu sonho é cada vez me profissionalizar mais na área e, através do meu trabalho, conseguir transformar a vida de muitas pessoas, conseguindo elevar autoestima e autoconfiança das minhas clientes! ”.

Como funcionam as Competições Senac de Educação Profissional

As Competições Senac de Educação Profissional são compostas por três etapas: escolar, regional e nacional. As etapas funcionam como uma seletiva, ou seja, os vencedores da etapa escolar encontram-se na estadual; os medalhistas da estadual representam o RS na etapa brasileira; os primeiros colocados em cada ocupação nesta etapa nacional representam o Brasil na WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo.

Além de Amanda, o Rio Grande do Sul terá outros alunos que representarão o Estado na etapa nacional. São eles: Fernando Casagrande, na ocupação Cabeleireiro; Thiago Bertuol na ocupação Cozinha; Larissa Vitória Apollo, em Cuidados de Saúde e Apoio Social, Chrystian Paiva, em Serviços de Restaurante, e Thaís Rozales Ribeiro, em Recepção de Hotel. Em função da pandemia, as provas de cada ocupação profissional ocorrerão em semanas diferentes, durante todo o mês (entre de 6 a 31/10).

Já a WorldSkills reúne competidores em mais de 50 skills (habilidades vocacionais). O Senac entra na disputa internacional com as “ocupações” relacionadas ao Comércio. Já o Senai participa da WorldSkills nas ocupações relacionadas à Indústria, como Funilaria Automotiva, Soldagem, Robótica Móvel. Juntos, os alunos do Senai e do Senac formam a delegação brasileira no mundial das profissões. Mais informações acesse www.senacrs.com.br/competicoes.

Representantes do RS na etapa nacional das Competições

Cabeleireiro: Fernando Belle Casagrande (Senac Bento Gonçalves)
Cozinha: Thiago Bertuol (Senac Pelotas)
Cuidados de Saúde e Apoio Social: Larissa Vitória Apollo (Senac São Leopoldo)
Estética e Bem-Estar: Amanda Bittencourt Ribeiro Póvoa (Senac Camaquã)
Recepção de Hotel: Thaís Rozales Ribeiro (Faculdade Senac POA)
Serviços de Restaurante: Chrystian Bagiston Paiva (Senac Bento Gonçalves)

Etapa nacional das Competições Senac

Semana 1 | Provas de Cozinha, Estética e Bem-Estar e Florista
Provas: 6 a 9 de outubro
Premiação: 10 de outubro, 9h30
Estados participantes:
Cozinha: AP, BA, CE, DF, GO, MG, MS, MT, PB, PR, RJ, RN, RS, SC e SE
Estética e Bem-Estar: CE, ES, RS e SC
Florista: AM e SC

Semana 2 | Cabeleireiro e Recepção de Hotel

Provas: 20 a 23 de outubro
Premiação: 24 de outubro, às 9h30
Estados participantes:
Cabeleireiro: AM, CE, DF, ES, GO, MG, PB, PE, RJ, RR, RS, SC e SE
Recepção de Hotel: AL, RJ, RS e SC

Semana 3 | Cuidados de Saúde e Apoio Social e Serviços de Restaurante

Provas: 27 a 30 de outubro
Premiação: 31 de outubro, 9h30
Estados participantes:
Cuidados de Saúde e Apoio Social: AP, DF, ES, MG, PA, PR, RS e SC
Serviços de Restaurante: BA, CE, ES, MA, MG, MS, PA, PB, PE, RS e SC

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNET
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
CÂMERAS
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNETBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) CÂMERASCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSEAABBFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES