Tecnologia

WINDOWS 11 REVIEW: novo sistema é familiar com mudanças sutis

O Windows 11 parece mais um Windows 10.5 do que um salto de geração, veja o que mudou

Compartilhe:
04/10/2021 - 17h25min Corrigir

O Windows 11 parece mais um Windows 10.5 do que um salto de geração - não que haja realmente algo de errado com ele. Um sistema operacional, seja MacOS em seu MacBook ou Google Wear OS em seu smartwatch, fica melhor quanto mais transparente é para o usuário final. E esse usuário final é você, sentado em frente ao teclado de um laptop ou tocando na tela do telefone.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Mas talvez a mudança do Windows 10 para o Windows 11 pareça sutil porque o salto do Windows 8 para o Windows 10 foi tão gigantesco. Grande o suficiente para a Microsoft pular até mesmo um número de versão inteiro. Aquela geração queria consertar um navio que tinha saído um pouco fora do curso, inclinando-se muito para o território dos tablets, tentando convencer a todos de que os laptops e tablets Windows eram tão legais quanto os iPads. Não são, e tudo bem: trabalho em uma máquina Windows, jogo muitos jogos para PC em uma, mas quando folheio as manchetes na cama à noite, é em um iPad.

O Windows 10 começou com críticas favoráveis e permaneceu nas boas graças de todos precisamente porque saiu do caminho de tudo o que você estava fazendo, em vez de tentar forçar suas ideias sobre você. Mas o mais importante, era grátis - o que inclui um asterisco para indicar que estava geralmente disponível como uma atualização gratuita para qualquer pessoa com um PC não antigo.

Antes de 2015, as atualizações do Windows custavam algum dinheiro ou, se você comprou um novo laptop ou desktop, o sistema operacional mais recente vinha pré-instalado. O OS X da Apple mudou para um modelo semelhante de atualização gratuita na mesma época. Exceto para os integradores de sistemas, a ideia de pagar separadamente por um sistema operacional de computador está basicamente extinta. Essa é uma grande mudança desde quando você teve que entregar $ 120 para a Microsoft pelo privilégio de atualizar do Windows 7 para o Windows 8.

Quem pode obter o Windows 11?

A lista de PCs compatíveis é francamente um pouco mais restrita do que eu esperava. Os requisitos básicos são um processador de 64 bits, 4 GB de memória, 64 GB de armazenamento, inicialização segura UEFI e TPM (módulo de plataforma confiável) 2.0. É esse último que fica complicado para algumas pessoas, especialmente em laptops mais baratos. Se você tem uma CPU mais antiga do que uma série Intel Core de 7ª geração (estamos na 11ª geração agora), você pode estar em apuros. Se você quiser verificar, use o aplicativo Microsoft PC Health Check. Existem soluções alternativas para instalar o Windows 11 de qualquer maneira, mas prossiga com elas por sua própria conta e risco.

Pistas visuais

Se há algo que imediatamente se destaca no Windows 11, é o seguinte: o menu iniciar e a barra de tarefas agora estão centralizados na parte inferior da tela, em vez de alinhados à esquerda por padrão. Sim, essa é a maior mudança visual e de interface que você verá no primeiro dia. Claro, há muito mais acontecendo por baixo, mas parece que essa mudança de interface do usuário está lá principalmente para que você saiba que há algo novo e diferente acontecendo sob a superfície.

E há muitas coisas acontecendo no Windows 11. Para usuários casuais ou convencionais, é improvável que você perceba muito disso, embora haja algumas atualizações importantes que valem a pena.

Obtenha um pouco do Android no seu Windows

Um dos grandes argumentos de venda dos Chromebooks, que rodam o ChromeOS do Google, é que a maioria dos Chromebooks pode rodar praticamente qualquer aplicativo Android, desde favoritos centrados no telefone, como Instagram, até jogos para celular. Isso impede que os Chromebooks sejam restritos apenas a aplicativos baseados na nuvem e, francamente, adiciona muitas funcionalidades ao seu Chromebook de US $ 300 ou mais.

A Microsoft está adicionando funcionalidade semelhante ao Windows 11, tanto para competir com os Chromebooks quanto para criar laços maiores entre usuários de PCs com Windows e usuários de telefones Android, assim como Macs e iPhones estão inexoravelmente ligados.

Mas ... esse recurso não está incluído na versão de lançamento do Windows 11. Ele será visualizado em algum momento nos próximos meses, então eu não esperaria que fosse adicionado como um recurso totalmente preparado até algum tempo em 2022.

É uma pena, porque o fácil acesso aos aplicativos Android provavelmente seria a maior mudança prática no Windows 11 para a maioria das pessoas. Claro, existem muitas outras maneiras de fazer isso, usando um aplicativo como o Bluestacks ou mesmo o aplicativo Your Phone da Microsoft, mas não é simples o suficiente para usuários comuns.

Windows 11 vs. Windows 10: todas as atualizações que você deve conhecer

Se você tiver um monitor gigante, usar vários monitores ou precisar abrir várias janelas do navegador da Web em fatias finas ao mesmo tempo, pode ser útil. Na tela de um laptop, geralmente você não está olhando para uma ou duas janelas ao mesmo tempo.

Vários desktops são um recurso comum do MacOS e uma boa maneira de manter organizadas as múltiplas facetas de sua vida digital. Por exemplo, você pode manter todos os seus aplicativos de trabalho - programas de e-mail, navegadores, aplicativos de videoconferência, etc. - em uma área de trabalho e todos os seus aplicativos de jogos em outra. Como em um Mac, você troca a quente entre eles - é apenas uma mudança na forma como seus aplicativos abertos são visualizados.

Você também pode fazer isso no Windows 10, mas é uma dor. No Windows 11, os desktops têm seu próprio ícone da barra de tarefas por padrão, e criar e organizar vários desktops é ainda mais fácil do que em um Mac, que não é algo que você ouvirá com frequência.

CNET

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERASFUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNET
AABBCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCOMERCIAL BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉ