Geral

São Lourenço do Sul sediará reunião temática da Comissão Especial de Piscicultura

Reunião acontece nesta sexta-feira (15), das 9h às 12h30
14/10/2021 - 11h10min Ascom Prefeitura de São Lourenço do Sul Corrigir

As potencialidades da piscicultura no Rio Grande do Sul estão na pauta de palestras e debates em São Lourenço do Sul programados para a próxima sexta-feira (15), das 9h às 12h30, no Parque de Exposições Cel. Antônio Cândido Soares. O evento promovido pela Comissão Especial para tratar da Cadeia Produtiva da Piscicultura (CECAPI/RS) será realizado em formato híbrido – com participações presenciais e online – e transmitido ao vivo pelo canal da TV Assembleia no Youtube.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Prefeito de São Lourenço por duas gestões, o deputado Zé Nunes (PT) é relator do colegiado e tem, entre diversas lideranças assumidas na Assembleia Legislativa, a coordenação da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Pesqueiro. “A piscicultura de base familiar é um braço importante para o desenvolvimento rural, mas ainda precisamos de políticas eficazes, que respeitem a realidade do trabalhador e as potencialidades locais, sobretudo das nossas pequenas propriedades. Na Metade Sul, ainda encontramos gargalos nas áreas de transferência de tecnologia, segurança jurídica e adequação da assistência técnica. Ao mesmo tempo, contamos com uma produção científica de excelência, agentes comprometidos com o setor e um número crescente de produtores interessados, o que nos impõe o desafio de ligar os elos da cadeia com responsabilidade e construção coletiva”, defende o deputado.  

Zé Nunes preside atualmente a Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo e também é titular da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo. Ele deverá conduzir o debate no município, onde estará com o presidente da CECAPI, Sergio Peres (Republicanos).

A Comissão Especial de Piscicultura tem percorrido as regiões do Estado realizando visitas técnicas e reuniões temáticas, ouvindo autoridades locais, piscicultores, instituições de ensino e pesquisa, além de órgãos de amparo e assistência técnica ao produtor.

Programação

Duas palestras nortearão a temática dos debates no evento desta sexta-feira, que se inicia com palestra proferida pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Aquicultura da FURG, Ricardo Vieira Rodrigues. O doutor em Aquicultura abordará as estratégias para o desenvolvimento da piscicultura no Rio Grande do Sul.  A partir das 11h, o histórico das regulamentações estaduais para a piscicultura, com ênfase na Lei n° 15.647 de 2021 que institui a Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura no RS, será apresentado pela veterinária Renata Bertolini, chefe do Serviço de Aquicultura e Pesca da Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA/RS).

A Comissão

Criada em julho deste ano, a CECAPI tem Sergio Peres (Republicanos) na presidência, vice-presidente Ruy Irigaray (PSL) e relator Zé Nunes (PT). Também integram o colegiado os deputados Elton Weber (PSB), Clair Kuhn (MDB), Fernando Marroni (PT), Ernani Polo (PP), Aloísio Classmann (PTB), Faisal Karam (PSDB), Paparico Bachi (PL), Neri, o Carteiro (Solidariedade) e Gaúcho da Geral (PSD).

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, acessando aqui! Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

MÁRIO SERRALHEIRO
KNN IDIOMAS
ELETRO CLIC
SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS EXTERNAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
OLIDATA
ART MÓVEIS