Política

Distribuição gratuita de absorventes será discutida por vereadores em Arambaré

Projeto de Lei institui o “Dia da Dignidade Menstrual”

Compartilhe:
19/10/2021 - 17h33min Corrigir

O município de Arambaré pode ter o “Dia da Dignidade Menstrual” no dia 28 de maio de cada ano. O Projeto de Lei de autoria da vereadora Ângela Cristina Rodrigues Longaray (MDB), estabelece diretrizes para as ações de promoção da dignidade menstrual no município. A proposta foi protocolada na Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (18).

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

O projeto institui ações que tem por objetivo a conscientização sobre a menstruação, higiene e cuidados com a saúde da mulher, além de garantir a distribuição gratuita de absorventes pelo Poder Público para mulheres de baixa renda e estudantes de escolas públicas.

De acordo com a vereadora, em pesquisa realizada em vários países, incluindo o Brasil, pela marca “Sempre Livre” em 2018, apontou que 19% das mulheres, entre 18 e 25 anos, não possuem acesso aos absorventes higiênicos devido ao preço elevado do produto, que ainda é considerado um cosmético e não um instrumento básico de higiene.

A parlamentar destaca que a vulnerabilidade menstrual aumenta conforme a desigualdade racial, social e de renda no Brasil. Sem acesso a itens de higiene menstrual de forma gratuita, famílias vulneráveis e com renda menor tendem a dedicar uma fração menor de seu orçamento para absorventes e demais itens, uma vez que a prioridade é se alimentar.

“O programa visa à prevenção de doenças, o que economizará recursos do SUS, bem como da evasão escolar. Assim como temos hoje a distribuição da camisinha, precisamos disponibilizar os absorventes. Muitas de nós já sofreram humilhação pela falta do absorvente, temos que mudar isso”, afirma Ângela.

A proposta deverá ser votada pelos vereados em sessão plenária.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, acessando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AFUBRA MAR 2024
SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNET
AABB
Mais Lidas
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCOMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA CAMAQUENSEAFUBRA MAR 2024
SUPER SÃO JOSÉTBK INTERNETAABBFUNERÁRIA BOM PASTORCÂMERAS