Saúde

Rio Grande do Sul autoriza a intercambialidade entre as vacinas da AstraZeneca e Pfizer

Pessoas que tomaram a primeira dose da fabricante Fiocruz e precisam completar o esquema vacinal com a segunda dose já podem se direcionar ao Centro de Imunização Viégas para se vacinar com o imunizante da Pfizer
26/10/2021 - 17h51min Corrigir

Devido à falta do imunizante da AstraZeneca em diversos municípios do Rio Grande do Sul, o governo do Estado autorizou as secretarias municipais de saúde a utilizarem a vacina da Pfizer para completar o esquema vacinal de quem precisa tomar a segunda dose (D2) da fabricante Fiocruz.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

A aplicação da D2 da AstraZeneca estava suspensa ou em escala reduzida em várias cidades gaúchas por conta da falta de novos lotes. A escassez de insumos para produção de novas remessas do imunizante impossibilitou o Ministério da Saúde de distribuir vacinas da Fiocruz aos estados nos últimos dias.

A partir desta decisão, o município de Camaquã começa a aplicar já nesta terça-feira (26) a D2 da Pfizer em quem recebeu a primeira dose (D1) da AstraZeneca e está com a data pré-determinada no cartão de vacinação até 1º de setembro. Hoje, o Centro de Imunização Viégas funciona das 17 horas às 20 horas. 

O cronograma da segunda dose também abrange pessoas que tomaram a D1 da Pfizer até 1º de setembro e as que fizeram a primeira aplicação da CoronaVac e estão com data para receber a segunda dose agendada no cartão de vacinação. 

Já a primeira dose ainda está disponível para a população a partir dos 12 anos. O imunizante que está sendo aplicado é o da Pfizer. É necessário levar um documento de identidade com foto e comprovante de residência ou cartão do SUS. Os adolescentes entre 12 e 15 anos precisam estar acompanhados de um responsável. 

Idosos com 60 anos ou mais e profissionais da saúde continuam recebendo a terceira dose (D3) seis meses após a data da segunda dose. O grupo de pessoas que convive com imunidade baixa também pode tomar a dose adicional 28 dias depois da D2.

O Centro de Imunização Viégas atende de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30, e das 12 horas às 16h30, junto ao Centro Social Urbano, no bairro Viégas. Terças e quintas-feiras, o horário é das 17 horas às 20 horas. Lembrando que nesta quinta (28) e na próxima terça (2), o local estará fechado por conta dos feriados de Dia do Servidor Público e de Finados, respectivamente. Na sexta (29) e na segunda (1º), o atendimento segue normal. 

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
PIX
ART MÓVEIS
KNN IDIOMAS
DR. JOÃO BATISTA
MÁRIO SERRALHEIRO
ELETRO CLIC
OLIDATA
CÂMERAS EXTERNAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR