Educação

A FAVOR OU CONTRA? Retorno obrigatório das aulas presenciais começa na próxima semana no RS

Decreto com as novas regras que deverão ser adotadas nas instituições de ensino deve ser publicado até amanhã (29)

Compartilhe:
28/10/2021 - 14h33min Corrigir

Está previsto para acontecer a partir da próxima quarta-feira (3) o retorno das aulas presenciais da Educação Básica das redes pública e privada em todo o Rio Grande do Sul. A liberação já havia sido anunciada ontem (27), após reunião do Gabinete de Crise do governo do Estado. A decisão abrange a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. 

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

“As crianças e adolescentes não estão isolados em casa. Estão interagindo e participando da sociedade. Portanto, não adianta apenas restringir a interação deles na escola. A escola é onde muitos têm acesso à alimentação e onde o processo de aprendizagem é mais efetivo. Neste momento, em que os indicadores estão estáveis, e até caindo, e que a vacinação aumenta em ritmo acelerado, os efeitos colaterais de termos um ensino fragilizado são mais graves do que a própria doença. Por isso, como nos tratamentos médicos, é preciso ajustar a dose do medicamento ao estágio da doença”, justificou o governador Eduardo Leite.

O Gabinete de Crise decidiu aprovar o retorno presencial obrigatório na Educação Básica, desde que sejam garantidos os protocolos sanitários vigentes. Na avaliação da equipe de governo, tendo em vista a queda das taxas de contaminação e hospitalizações e o avanço da vacinação no RS, o momento é propício para a retomada das aulas presenciais.

Todavia, o governo estadual não detalhou os protocolos sanitários que deverão ser adotados pelas instituições de ensino na retomada total das atividades escolares presenciais para prevenir contaminações pelo coronavírus. Atualmente, as crianças precisam permanecer um metro distante umas das outras dentro das salas de aula, usar álcool em gel e máscara, além de outras medidas. O modelo híbrido deve continuar sendo oferecido já que nem todas as salas de aula permitem comportar todos os estudantes novamente. 

Em casos que o aluno possua condições médicas específicas e comorbidades, será autorizada a continuidade das atividades escolares do estudante em regime remoto. O detalhamento dessas exceções será debatido entre as equipes das secretarias da Educação e Saúde e posteriormente publicadas em decreto até sexta-feira (29). 

A solicitação de retorno de todos os estudantes no regime presencial também foi feita pelos representantes das redes municipais e particulares no Centro de Operações e Emergência em Saúde (COE) Estadual, que conta com a presença de representantes da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do RS (UNCME/RS), do Conselho Estadual de Educação (CEEd), da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe).

Uma reunião do governo do Estado com Ministério Público também colaborou para reforçar a importância e o compromisso para que todas as crianças e jovens voltem a frequentar a escola de maneira presencial, para mitigar os efeitos da pandemia na educação. Entre os argumentos, o fato de que muitos alunos não voltaram aos estudos e que o processo de ensino aprendizagem é mais efetivo com o estudante presente em sala de aula, como apontam estudos.

“A escola não é foco de contaminação, ela reflete a condição da comunidade em que está inserida. Precisamos desse retorno pela questão pedagógica, cada dia é importante para os estudantes. Quanto mais tempo sem a escola, mais difícil é trazer os jovens de volta”, disse a secretária da Educação, Raquel Teixeira.

Você é a favor ou contra? Vote na nossa enquete!

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

AABB
CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AFUBRA MAR 2024
Mais Lidas
AABBCÂMERASSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AFUBRA MAR 2024FUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNET