Política

Testemunhas da CPI da Propina são ouvidas nesta quinta (4) em Camaquã

Comissão investiga denúncia de suposto pedido de propina por parte de um vereador m troca de apoio na cedência de área pública a uma empresa de tabacos

Compartilhe:
04/11/2021 - 09h01min Corrigir

Acontece nesta quinta-feira (4) a primeira oitiva da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instaurada pela Câmara de Vereadores de Camaquã para investigar o caso do suposto pedido de propina por parte de um vereador, em troca de apoio na cedência de área pública a uma empresa de tabacos que pretendia se instalar no município. 

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Serão ouvidos como testemunhas o vereador Vítor Azambuja (Progressistas) e o empresário Elissandro Sperb de Freitas. A audiência ocorrerá a partir das 18 horas, no plenário da Casa Legislativa, com transmissão simultânea pela página do Facebook. A CPI é composta pelo vereador Vinícios Araújo (MDB) como presidente, vereador Ronaldinho Renocar (Progressistas) como vice-presidente, e vereador Mozart Pielechowski (PSDB) como relator. 

Os membros apuram a denúncia feita pelo vereador Vítor sobre o recebimento de mensagens intimidatórias via aplicativo enviadas por José Claudir Machado, sócio-proprietário da empresa Canarana Agro Comercial do Brasil Importação e Exportação de Fumo Ltda. O empresário Elissandro também fez citações a supostas mensagens que recebeu de Machado.

A firma é especializada na importação e exportação de fumo, com faturamento mensal aproximado de R$ 120 mil, mas que tinha com promessa de investimento em Camaquã um valor superior a R$ 170 milhões. A prefeitura estudava doar uma área pública de 13 hectares para a instalação da firma.

A tramitação do projeto gerou polêmica entre o Poder Público e a comunidade, principalmente com relação ao potencial e a capacidade econômico-financeira da empresa. No final de setembro, o sócio-proprietário da Canarana enviou um documento ao prefeito Ivo de Lima Ferreira (PSDB) confirmando a desistência por parte da entidade de investir no município. 

Conforme a declaração, a desistência foi embasada nas situações consideradas vexatórias que a empresa foi submetida durante Audiência Pública realizada pela Câmara de Vereadores no dia 23 de setembro. A reunião foi convocada pelo presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Controle Externo do Legislativo camaquense, vereador Claiton Silva (PDT), para debater possíveis contradições sobre a cedência do terreno e a concessão do incentivo empresarial. Outros fatores ligados ao incentivo público que seria empregado para implantação da empresa no município foram vistos como desfavoráveis pela direção da firma para que a parceria fosse concretizada.

As próximas oitivas ocorrerão na terça (9) e na quarta-feira (10), quando será elaborado o novo plano de trabalho para a próxima etapa da CPI. 

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
AABBCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNETCOMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉCÂMERAS