Educação

Aulas presenciais são retomadas nas escolas de Educação Básica do RS

Novo decreto do governo do Estado exige que as escolas públicas e privadas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio voltem a receber alunos a partir desta segunda-feira (08)

Compartilhe:
08/11/2021 - 09h32min Corrigir

As aulas presenciais nas escolas de Educação Básica foram retomadas nesta segunda-feira (8) em todo o Rio Grande do Sul. Um novo decreto sobre as normas aplicáveis às instituições e estabelecimentos de ensino gaúchos durante a pandemia foi publicado pelo governo do Estado na segunda edição do Diário Oficial do último dia 29. A decisão atinge a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio nas redes públicas e privadas.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

O retorno obrigatório foi determinado após reunião do Gabinete de Crise, no fim de outubro, junto com as secretarias da Saúde e Educação. Primeiramente, a data para a retomada obrigatória às salas de aula seria em 3 de novembro. Todavia, o governo do Estado optou por dar um tempo maior para as escolas se organizarem e comunicarem os estudantes sobre como ocorreria essa reintegração. 

A equipe de governo avaliou a queda das taxas de contaminação e hospitalizações, além do avanço da vacinação no RS. Com os índices vistos como satisfatórios e diante dos impactos na aprendizagem decorrentes da pandemia, o Executivo Estadual apontou que este seria o momento propício para a retomada da obrigatoriedade da presença física nas aulas.

A normativa garante protocolos sanitários rígidos e a permanência no regime híbrido ou virtual aos alunos que, por razões médicas comprovadas mediante a apresentação de atestado, não possam retornar integral ou parcialmente ao regime presencial.

Além do uso obrigatório de máscara pelos alunos, professores e demais funcionários, o decreto também exige que as instituições de ensino mantenham as salas de aula com ventilação e o distanciamento mínimo de 1 metro entre os estudantes. As escolas que não puderem assegurar o distanciamento mínimo devido ao tamanho do espaço físico escolar poderão adotar o sistema de revezamento dos estudantes. Para isso, deverão assegurar a oferta do ensino remoto naqueles dias e horários em que os alunos não estiverem presencialmente na escola. As equipes gestoras destas instituições de ensino entrarão em contato com suas respectivas comunidades escolares para orientações.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

TBK INTERNET
AABB
CÂMERAS
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
TBK INTERNET
AABBCÂMERASCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉ