Saúde

Terceira dose com prazo de 5 meses após o esquema vacinal é aplicada em Camaquã

Confira também quem pode tomar a segunda dose antecipada no município

Compartilhe:
17/11/2021 - 09h00min Corrigir

O Centro de Imunização Viégas funciona nesta quarta-feira (17) no período da manhã e da tarde para aplicação de todas as doses da vacina que protege contra o coronavírus. O horário é das 8h30 às 11h30, e das 12 horas às 16h30. 

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Após anúncio do Ministério da Saúde de que o prazo para receber a dose de reforço foi reduzido de seis para cinco meses, o município já está imunizando profissionais da saúde e idosos a partir de 60 anos que tenham tomado a segunda dose (D2) há pelo menos 20 semanas. Imunossuprimidos também recebem a dose extra desde que tenham passado 28 dias da D2. Já a população adulta acima de 18 anos deve receber a terceira dose (D3) assim que a Secretaria Estadual da Saúde (SES) emitir uma nota técnica sobre o assunto. 

Vacinados com a farmacêutica Janssen, que é a vacina de dose única, ainda não estão sendo vacinados com dose adicional. A Secretaria Municipal da Saúde afirmou que o governo federal ainda não disponibilizou lotes da vacina aos estados e que a dose de reforço só irá ser aplicada na população assim que as remessas forem repassadas aos municípios. 

A primeira dose (D1) continua sendo aplicada na população a partir dos 12 anos, com o imunizante da CoronaVac para quem tem mais de 18 anos e os menores de idade recebem a vacina da Pfizer. É necessário levar um documento de identidade com foto e comprovante de residência ou cartão do SUS para poder receber a primeira aplicação. Os adolescentes entre 12 e 15 anos precisam estar acompanhados de um responsável. 

Já a segunda dose antecipada da Pfizer ou da AstraZeneca está sendo aplicada nas pessoas que tomaram a D1 até o dia 25 de setembro. Para quem fez a primeira aplicação da CoronaVac, a data continua sendo a que está determinada no cartão de vacina.

Os horários de atendimento do Centro de Imunização Viégas são de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30, e das 12 horas às 16h30, junto ao Centro Social Urbano, no bairro Viégas. Nas terças e quintas-feiras, o funcionamento é das 17 horas às 20 horas. 

Dados mais recentes do vacinômetro de Camaquã apontam que 82,4% da população vacinável do município já tomou ao menos a primeira dose, enquanto que 67,2% já completou o esquema vacinal com a segunda dose ou a dose única. Em números exatos, isso significa que a cidade tem 66.261 pessoas aptas a receberem a vacina e, destas, 51.681 foram vacinadas com a D1, 42.123 com a D2, 1.769 com a dose única e 4.831 já tomaram a dose de reforço. 

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
AABB
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AFUBRA MAR 2024
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERASAABBBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA CAMAQUENSEAFUBRA MAR 2024FUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES