Polícia

Polícia Civil prende quatro pessoas em operação de combate à violência contra idosos no RS

Foram apuradas quase 500 denúncias em cerca de 230 municípios

Compartilhe:
18/11/2021 - 17h00min Ascom Polícia Civil RS / Edição: Redação Blog do Juares Corrigir

A Polícia Civil deflagrou, nesta quinta-feira (18), a segunda fase da Operação Vetus no Rio Grande do Sul. A ação vem se desenvolvendo desde o dia 15 de outubro, com foco no combate à violência contra idosos. A operação faz parte de uma mobilização nacional coordenada e articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi).

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Em Porto Alegre, foram cumpridos mandados de busca e apreensão além de verificação de denúncias em instituições de longa permanência, com a participação de 45 policiais e 21 viaturas. A ação foi acompanhada pela Vigilância Sanitária e pela Fundação de Assistência Social do Município de Porto Alegre. Em diversos locais foram encontrados medicamentos e alimentos vencidos que estavam sendo servidos aos idosos residentes.

No RS, a operação resultou na prisão de quatro pessoasna apuração de 499 denúncias, sendo 1875 vítimas atendidas em 235 municípios abrangidos.

Desde o dia 15 de outubro, diversas ações preventivas e repressivas foram realizadas em todo o Estado. Neste período, os profissionais de segurança pública apuram denúncias do Disque 100, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), e de canais locais. O trabalho contou com a realização de diversas diligências policiais, tais como a instauração e conclusão de inquéritos, visitas a abrigos e residências de vítimas todas com foco na proteção, prevenção e combate à violência contra a população.

A Operação Vetus II faz parte de uma ação de abrangência nacional, coordenada e articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). A violência contra o idoso é crime e pode ter pena de dois meses a um ano de reclusão, além de multa.

Denúncias podem ser feitas por meio do Disque 100 ou pelo 197. Qualquer pessoa pode acionar os serviços de maneira gratuita e com garantia de anonimato.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
AABB
COMERCIAL BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
TBK INTERNETFUNERÁRIA CAMAQUENSESUPER SÃO JOSÉCÂMERASAABBCOMERCIAL BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES