Tecnologia

O que é VPN e como ela funciona?

Entenda de uma forma simples o que é VPN e como navegar na internet com segurança.

Compartilhe:
19/11/2021 - 15h56min Corrigir

Você certamente já leu em algum lugar ou ouviu falar de uma coisa chamada VPN, ou pelo menos já viu aquele ícone em formato de chave na barra de notificações de seu celular. Mas afinal, o que ela é? Por que é tão importante para a sua segurança digital?

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

VPN significa virtual private network ou rede virtual privada. Trata-se de uma rede privada construída sobre uma rede pública, como a internet, por exemplo. Ao invés de efetuar o processo de envio das informações por meio de links dedicados ou pacotes de rede, as VPNs usam a infraestrutura da própria internet para ligar dois servidores muito distantes.

Em resumo, quando navegamos pela internet nossos dados trafegam livremente através da rede, podendo ser enviados para centenas de destinos diferentes, incluindo servidores maliciosos, antes de chegarem ao seu destino final, como o sistema de pagamento de um serviço de compras por exemplo, o que a VPN faz é construir uma espécie de “túnel” ligando diretamente o nosso computador ao destino e impedindo que nossos dados sejam enviados para outros lugares antes de chegarem sãos e salvos ao lugar onde realmente deveriam estar, como mostra o esquema logo abaixo:

 Esquema de funcionamento de uma VPN

Porém, essa explicação é um pouco vaga e pode deixar algumas dúvidas, então vamos nos aprofundar um pouco mais no conceito VPN.

Leia também:

5 dicas para comprar online com segurança

Uma rede privada possui a vantagem de ser muito mais barata do que os links dedicados. As VPNs são muito utilizadas pelas grandes empresas e órgãos públicos para garantir uma conexão segura entre seus funcionários e os servidores remotos, além disso os usuários comuns também desfrutam desta tecnologia para usos mais ordinários como a criação de redes privadas para ter acesso a conteúdos não disponibilizados em seu país por exemplo.

Por meio da criptografia das informações e da comunicação entre provedores da rede privada é possível aumentar de modo considerável a confiabilidade dos dados que trafegam na rede. Por meio de um processo conhecido como tunelamento, os dados são enviados sem que outros usuários tenham acesso e mesmo que os tenham, os receberão criptografados e não poderão ler-los de fato. Por isso, é fundamental que as redes privadas tenham a capacidade de garantir segurança e integridade das informações e dos dados que são transmitidos.

O IPSec ou IP Security Protocol é um conjunto de protocolos criado para a construção de túneis seguros sobre as redes. Essa ferramenta permite que todos os dados passem pela interface de rede para serem criptografados antes que percorrem o caminho de destino ou que sejam decifrados no meio do processo de transferência.

Um problema que as redes VPN podem apresentar é a relação de dependência entre a velocidade de internet, ainda mais se a quantidade de tráfego enviada possuir um tamanho considerável. Por isso, algumas empresas possuem dificuldade para aderirem a uma rede privada, caso suas conexões não sejam estáveis e velozes. Conexões ruins podem levar a problemas técnicos sem que o usuário tenha controle sobre isso.

Após a leitura desse artigo ficou claro que nem tudo são flores quando navegamos em uma VPN e podemos encontrar alguns problemas ao longo do caminho.

Mas então como escolher uma VPN segura, confiável e que não me dê dor de cabeça na hora da navegação? Com tantas opções no mercado, qual a melhor e mais confiável?

Se você já se convenceu da importância de um serviço desse tipo, deve confiar a sua navegação a uma empresa que realmente sabe o que está fazendo, como a NordVPN, que é líder do mercado, oferecendo uma navegação segura de verdade. Além de tudo, assinando aqui você ajuda o Blog do Juares a crescer e continuar informando você.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
AABB
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERAS
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉAABBFUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNETFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCÂMERAS
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)