Tecnologia

Guia de monitores: como escolher o modelo ideal para cada usuário

Saiba mais na matéria!

Compartilhe:
24/11/2021 - 11h59min Corrigir

A compra de um monitor de computador é um investimento para o futuro que deve receber a devida atenção. Ao adquirir um novo PC ou atualizar um já existente, muitas vezes deixamo-nos levar pela comercialização de "FPS" ou mais "GHz", deixando de lado a avaliação que merece o periférico mais importante do nosso sistema informático. 

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

O resultado são equipes desequilibradas que não aproveitam um bom monitor e seus diversos aplicativos como tela principal de nosso PC desktop, como tela secundária à qual conectamos nosso laptop para aumentar a produtividade no desktop, para uso com nossa vídeo consola de jogos ou sistemas com vários ecrãs.

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Hoje atualizamos nosso guia de monitores, revisando os principais aspectos a serem levados em consideração para que cada usuário tenha informações suficientes para escolher o modelo que melhor se adapta às suas necessidades. E é importante porque os bons não são baratos e com certeza não iremos substituí-los por muitos anos. Terminaremos com uma seleção da oferta atual com modelos para cobrir todos os segmentos de mercado consumidor em características e preço.

Características para avaliar em um monitor

Tamanho

Certamente o tamanho da tela é um dos primeiros aspectos a avaliar na hora de comprar um monitor. É medida como a distância diagonal em polegadas de um vértice da tela ao oposto. A oferta é vasta, começando com 14-15 polegadas para monitores móveis e terminando acima de 50 polegadas. A última média global conhecida foi de 21 polegadas, embora tenha aumentado nos últimos anos e nas novas compras existam diagonais frequentes de 24-27 polegadas.

É conveniente avaliar o tamanho junto com a resolução, procurando um equilíbrio. 40 polegadas com baixa resolução ou 22 polegadas com 4K é inútil onde você vai deixar seus olhos. O que mais. Antes de comprar, certifique-se de ter espaço em sua mesa, pois os monitores com diagonais grandes têm largura colossal.

Se você está procurando um bom monitor, verifique este Monitor 144hz.

Resolução

É o número de pixels que podem ser exibidos na tela e vamos vê-lo como a resolução máxima ou como a resolução nativa da tela. Para sua diferenciação, revisaremos principalmente o produto de largura por altura em pixels, embora também possamos encontrá-los pelo nome do padrão ou pelo seu nome comercial (HD, FHD, 2K, 4K, etc.) Atualmente, podemos encontre resoluções nativas de 1024 x 768 pixels (XGA). Acima, monitores 8K estão a caminho, com resoluções impressionantes de 7680 × 4800 pixels (WHUXGA).

Em um monitor de computador de uso comum para todos os fins, não devemos classificar nada abaixo de Full HD (1920 x 1080 pixels). Como dissemos na seção de tamanho, encontre o equilíbrio entre resolução e tamanho.

Proporção da tela

É a proporção entre as medidas de largura e altura de um monitor, calculada pela divisão de ambas e geralmente expressa como "X: Y", embora também possamos encontrá-la pelo nome comercial, como exemplo "ultrawide". Existem muitos deles, embora os mais frequentes nos monitores atuais sejam 16: 9, 16:10 ou 21: 9.

Tipo de painel

Deixando de lado os clássicos baseados em tubos de raios catódicos (CRT com grande “bunda” e consumo, mas com boa qualidade de imagem e variedade de cores) e até a chegada massiva de OLEDs que visam revolucionar todo o setor de displays, a escolha por tipo de O painel que forma a tela passa por LCD e LCD  TFT,  que, em suas diferentes versões, são os mais utilizados atualmente.

Aqui encontraremos - por ordem de qualidade - os mais básicos e econômicos TN, MVA, PVA e IPS com suas variantes e sua variante aprimorada, PLS, certamente o mais adequado em monitores de uso geral. Outro recurso implementado é o da tecnologia de toque, embora não seja amplamente utilizado em monitores de computador.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
AABB
SUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
CÂMERAS
Mais Lidas
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNET
AABBSUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) CÂMERASFUNERÁRIA CAMAQUENSE