Justiça

Operação do Ministério Público apura existência de cartel de combustíveis no RS

Receita Estadual e Brigada Militar participam das diligências, que possuem foco em Porto Alegre e Região Metropolitana

Compartilhe:
30/11/2021 - 09h34min Corrigir

Uma operação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) apura a existência de um cartel de combustíveis em postos de Porto Alegre e Região Metropolitana. As diligências foram desencadeadas, no início da manhã desta terça-feira (30), nas sedes de empresas envolvidas na fraude e nas residências de alguns dos investigados. O objetivo é comprovar a manipulação de preços na venda de combustíveis.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Estão sendo cumpridos 20 mandados de busca e apreensão na Capital e Região Metropolitana, sob o comando do promotor de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre Alcindo Luz Bastos da Silva Filho. A Receita Estadual e a Brigada Militar auxiliam na operação, que recebeu o nome de "Pactum".

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

A investigação teve início em janeiro de 2020, quando o MPRS recebeu denúncia sobre a prática de preços abusivos na venda de combustível por postos localizados em Porto Alegre. No decorrer da apuração, o órgão identificou a existência de uma organização criminosa especializada na formação de cartel por empresas do ramo de combustíveis. O intuito da facção, de acordo com o MPRS, era liderar o mercado mercado e eliminar a concorrência.

O cartel é definido pela Justiça como uma prática delituosa de fixação artificial de preços e controle do mercado por grupo de empresas previsto no artigo 4º da Lei 8.137/90, que trata dos crimes contra a economia e as relações de consumo. O MPRS conseguiu comprovar a manipulação de preços de venda através da quebra de sigilo telefônico, bancário e fiscal dos investigados. Foi constatado a partir disso que o grupo combinava previamente a fraude contra o consumidor final. Na casa de um dos investigados, foram encontrados R$ 66 mil em dinheiro.

Participam das ações membros e servidores do Grupo de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e das Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor, Especializada Criminal e de Combate aos Crimes Contra a Ordem Tributária da Capital, além de auditores fiscais da Receita Estadual e policiais militares.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
AABB
COMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
Mais Lidas
CÂMERASFUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉ
AABBCOMERCIAL BLOG DO JUARESTBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)