Geral

Dnit realiza ensaio de carga na segunda ponte do Guaíba

Testes ocorreram entre a manhã e a tarde desta terça-feira (30)
30/11/2021 - 17h51min Ascom Dnit Corrigir

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) realizou durante a manhã e início da tarde desta terça-feira (30) ensaio de prova de carga dinâmica na segunda ponte do Guaíba. O teste, padrão para Obras de Arte Especiais (OEAs) de grande porte, como a nova travessia, consiste em verificar o comportamento de rotação, rigidez e deformação da estrutura. Para que fosse possível fazer este primeiro monitoramento, que servirá de parâmetro para os ensaios a serem realizados futuramente, foi necessário interromper totalmente o tráfego, desviando o trânsito para a ponte Getúlio Vargas (ponte móvel).

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Este tipo de trabalho está sendo desenvolvido, pois a tecnologia construtiva utilizada na segunda ponte do Guaíba é pioneira no Brasil, uma vez que esta é a primeira travessia com mais de 12 quilômetros de extensão (incluindo a travessia sobre o Guaíba e os acessos) feita quase na sua totalidade com elementos pré-moldados. Portanto, o ensaio de prova de carga dinâmica da segunda ponte do Guaíba servirá de modelo referencial para as futuras pontes deste tipo no país.

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Coleta

A operação de coleta dos dados contou com a instalação de 20 sensores no interior dos apoios do vão navegável (vãos centrais) e o uso de três caminhões, pesando cerca de 55 toneladas cada um, que passaram juntos sobre a parte mais elevada da segunda ponte.  

O monitoramento – feito nas pistas dos dois sentidos - foi dividido em três séries para registrar a passagem de diferentes velocidades (20km/h, 40km/h e 60km/h).  Este ensaio visa registrar o comportamento estrutural da ponte na sua fase inicial.

Técnicos do Dnit salientam que a realização periódica (em média a cada cinco ou dez anos) servirá para comprovar se as estruturas da segunda ponte sobre o Guaíba estão mantendo suas características iniciais (registradas nestas terça-feira). 

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

Mais Lidas