Geral

5 erros financeiros a evitar ao se divorciar

Leia na matéria!

Compartilhe:
06/12/2021 - 10h33min Corrigir

Como tantas mudanças na vida, o divórcio pode parecer um território completamente desconhecido. E embora você conheça os detalhes básicos (contrate um advogado, dívida os ativos), poucas separações são realmente tão precisas, especialmente quando se trata de suas finanças.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Bobb Carroll, um analista de divórcio certificado na Wealthramp, uma plataforma que conecta pessoas com consultores financeiros de confiança, comentou sobre os erros financeiros mais comuns que ele vê os clientes cometerem.

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

1. Você não entende seus ativos

Os clientes procuram Carroll com um problema comum: eles não sabem exatamente quais ativos precisam dividir. “Em muitos casamentos, nem todos desempenham um papel igual na administração das finanças da família - isso significa que há muitas descobertas durante esse processo, mas é muito importante que você tenha todos esses fatos”, explica ele. “As pessoas muitas vezes descobrem que sua situação financeira não era tão sólida quanto eram levadas a acreditar. Ou que eles têm mais dívidas. Você tem o lado emocional do divórcio e então tem que navegar pela realidade financeira dele”. Em outras palavras, o mais cedo possível no processo, aprenda sobre a verdadeira natureza de seu dinheiro compartilhado e individual - tudo, desde onde você mantém as informações de login de suas contas até quanto resta na hipoteca e em suas contas de aposentadoria.

2. Você não entende o valor futuro de seus ativos

OK, então talvez você saiba o quanto você e seu ex-parceiro economizaram, mas você entende o valor futuro de todos os ativos não realizados que você tem, como opções de ações ou compensação diferida? “Um dólar em dinheiro não é necessariamente igual a um dólar de um IRA”, diz Carroll. “Em um divórcio, não é incomum que um lado subestime seus ativos. Isso significa que há um valor enorme que você pode estar perdendo”. Fale com um consultor financeiro sobre quanto valerão suas várias contas e ativos ao longo do tempo e se você deve dividir o   valor projetado em vez do valor atual.

3. Você não considerou a liquidez

Conforme você se propõe a dividir as coisas.com.br/topico/63127,,8">, há outro detalhe que é crítico para seu sucesso futuro.com.br/topico/63127,,8">, diz Carroll: Liquidez. “A composição dos ativos você acaba importando. Um acordo pode ser considerado "igual" se você receber toda a aposentadoria e seu ex receber o dinheiro e as contas de investimento.com.br/topico/63127,,8">, mas se vamos relançá-lo como uma pessoa solteira daqui para frente.com.br/topico/63127,,8">, queremos ter certeza de que há dinheiro suficiente para atender às suas necessidades de caixa por pelo menos 12 a 24 meses enquanto você restabelece sua casa”. Em outras palavras.com.br/topico/63127,,8">, dependendo da sua situação.com.br/topico/63127,,8">, o caixa líquido pode ser mais valioso do que outros ativos.com.br/topico/63127,,8">, como ações ou imóveis.

4. Você luta com unhas e dentes para manter a casa

Durante um período de grande incerteza, pode haver conforto em manter sua casa. Mas se se tornar um albatroz financeiro com uma hipoteca e manutenção que você não pode pagar após o divórcio, é muito mais inteligente desistir. “Eu vi mais erros, mais estresse, mais pressão sendo aplicada após o casamento apenas para manter a casa”, diz Carroll. “Por exemplo, uma cliente minha quer manter uma casa que vale mais de um milhão de dólares, mas sua renda após o divórcio será de apenas $ 40.000 por ano. Ela pode viver lá pelos próximos anos, mas o que acontece a seguir? É difícil no momento, mas você tem que pensar no futuro”.

5. Você acha que seu advogado pode resolver todos os seus problemas

Muitas pessoas se divorciam pensando que o advogado que contratam será uma bala mágica. Mas, embora um advogado conheça a lei, nem sempre leva em consideração o contexto. “Eu mesma me divorciei e, mesmo com minha experiência, decidi contratar um especialista financeiro porque sei que emoção e finanças são difíceis de misturar”, explica Carroll. Em outras palavras, um advogado é apenas um membro da equipe que ajudará você a superar isso, e o restante da equipe pode incluir pessoas como um consultor financeiro, um terapeuta e (é claro) alguns amigos super-apoiadores.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
CÂMERAS
AFUBRA MAR 2024
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) CÂMERAS
AFUBRA MAR 2024SUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABBCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNET