Saúde

Prefeitura de Mariana Pimentel alerta para aparição e incidência de acidentes com cobras na região

Chegada do calor intensifica o surgimento de ofídios

Compartilhe:
06/12/2021 - 14h37min Corrigir

A Prefeitura de Mariana Pimentel publicou um alerta para a população sobre o surgimento de cobras no município e região com a chegada das altas temperaturas do verão. O comunicado foi feito através das redes sociais, na última sexta-feira (3), pelas secretarias da Agricultura, da Saúde, Vigilância Sanitária e Setor Veterinário. 

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Segundo a nota, o setor sanitário tem recebido em média de quatro a cinco notificações de acidentes com bovinos, equinos e, principalmente, com caninos envolvendo picadas de cobras. Até agora, não houve relatos de acidente com humanos. O Executivo alerta para três os tipos de ofídios que a população deve ficar atenta: as do gênero Crotalus, que fazem parte as cascaveis; as do gênero Brothops, família das jararacas e cruzeiras; e as do gênero Micrucus, família das corais.

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Com relação às cascaveis, ainda não se tem relatos de acidentes, mas algumas já foram vistas circulando pela região. Por sua vez, as jararacas e cruzeiras são as mais vistas nas redondezas e também com os maiores registros de acidentes. Já as corais possuem baixa incidência de acidentes na região, porém, são as mais venenosas e muito avistadas em tono das residências. 

A Secretaria da Saúde destaca que em caso de acidentes com algum desses animais, principalmente na zona rural, o indicado é que se tenha em mãos o soro antiofídico, antibiótico (Penicilinas ou oxitetraciclinas), anti-inflamatórios e diuréticos, encontrados nas casas agropecuárias. 

Quando a picada for em humanos, é recomendado que o ferido não se agite e que não terceiros não façam torniquetes ou tentem sugar. É necessário lavar o local com água e sabão e encaminhe imediatamente para o posto de saúde. Se possível, identifiquem o tipo de cobra para que os agentes sanitário tomem as melhores providências.

A prefeitura reforça para que a comunidade não deixe lenhas empilhadas, entulhos ou alimentos para animais guardados de forma inadequada em galpões pouco arejados, onde os roedores possam fixar residência, já que esses animais são o alimento preferido das cobras. O cuidado redobrado também serve para a beirada de áreas alagadas, capões de mato muito sujos e locais com muitas pedras. 

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AABB
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AABBTBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERASSUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE