Polícia

Polícia investiga desvio de recursos públicos da saúde no RS

Também está sendo investigado o desvio do Fundo Nacional de Assistência Social
14/12/2021 - 12h49min Corrigir

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Controladoria Geral da União (CGU) e Polícia Civil, deflagrou, nesta terça-feira (14), a Operação Detour, de repressão ao desvio de recursos públicos do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) e Fundo Nacional de Saúde (FNS).

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Na ação, são cumpridos sete mandados de busca e apreensão, em Porto Alegre, expedidos pela 7ª Vara Federal, em endereços vinculados a pessoas físicas e jurídicas que compõem a organização criminosa.

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

A investigação teve início em janeiro de 2021, para apurar a contratação de Organização Social pelo Município de Porto Alegre para a prestação de Serviço Residencial Terapêutico em quatro unidades municipais, sob a gestão da Secretaria Municipal de Saúde, e o Serviço de Acolhimento 24 horas de Pessoas em Situação de Rua, sob gestão da Fundação de Assistência Social e Cidadania – FASC, subordinada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte.

A apuração indica irregularidades na escolha da Organização Social que prestaria o serviço, bem como sobrepreço dos valores dos serviços em relação à instituição anterior. Também foi identificado que a Organização Social terceirizou a execução de parte dos serviços para empresas constituídas em nome de familiares dos responsáveis pela Organização Social, como forma de manter o domínio sob o dinheiro desviado.

Os crimes investigados na Operação Detour são corrupção passiva, peculato e organização criminosa. Os valores totais liberados em decorrência dos contratos sob suspeita somam 10 milhões de reais. Ainda não há confirmação do valor total desviado.

Na Polícia Civil encontra-se em curso , na 1ª Delegacia de Polícia de Combate à Corrupção, da Divisão Estadual de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, do DEIC, procedimento policial destinado à apuração, em tese, de crimes contra a Administração Pública e a Fé Pública, bem assim de Associação Criminosa, praticados no âmbito de termos de parceria firmados entre a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Estado do Rio Grande do Sul e organização da sociedade civil voltada ao acolhimento institucional de jovens em situação de semiliberdade.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS EXTERNAS
LEDEJAR
CLAUDIO PEGLOW
GRÁFICA.COM
IDEALPLAST
FUNERÁRIA CONCÓRDIA
SUPER SÃO JOSÉ
ART MÓVEIS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Mais Lidas
CÂMERAS EXTERNASLEDEJARCLAUDIO PEGLOWGRÁFICA.COMIDEALPLASTFUNERÁRIA CONCÓRDIASUPER SÃO JOSÉART MÓVEISFUNERÁRIA CAMAQUENSEGAIATBK INTERNET
Ouça a BJ Rádio Web

Está claro demais aqui? O Blog do juares agora conta com o modo escuro. Aperte na lâmpada e apague a luz!