Polícia

Oito pessoas são presas em esquema de receptação e adulteração de placas no RS

Um homem, de 58 anos, é suspeito de desviar e repassar chapas em branco para adulterar placas Mercosul

Compartilhe:
16/12/2021 - 13h32min Polícia Civil RS Corrigir

Sete pessoas foram presas, preventivamente, e uma em flagrante, na manhã desta quinta-feira (16), durante operação da Polícia Civil contra uma organização criminosa especializada na receptação de carros roubados, adulteração de sinais veiculares identificadores e falsificação de documentos públicos. As ações relativas à Operação Blanks, que teve o apoio de agentes da Corregedoria-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), foram deflagradas em Porto Alegre, Glorinha, Gravataí, Alvorada, Tramandaí e Imbé.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

As investigações tiveram início há oito meses, quando policiais civis descobriram uma fabriqueta clandestina em Alvorada e prenderam três criminosos em flagrante, além de recolher placas adulteradas. Conforme o apurado, apenas no mês de maio, 59 pares de placas foram clonadas no local, gerando um lucro de R$ 600,00 por par, ou seja, um total de R$ 35,4 mil.

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Na zona sul da Capital, também foram cumpridos mandados de busca e apreensão num Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) e na residência de um funcionário do estabelecimento. Os oito mandados de prisão preventiva e os mais de 15 de busca e apreensão foram expedidos pela 17° Vara Criminal no Foro Central da Capital, responsável por processar e julgar delitos envolvendo organizações criminosas.

Principal alvo

Proprietário de uma estampadora de placas de sinalização veicular, o principal alvo da operação foi preso, preventivamente, em Glorinha, na residência dele. Já a estampadora, localizada em Gravatai - onde também houve cunprimento de ordem mandado de busca e apreensão -, teve suas atividades suspensas por até seis meses pelos agentes da Corregedoria-geral do Detran.
O homem, que tem 58 anos, é suspeito de desviar e repassar aos demais criminosos as chapas-base originais em branco (blanks, como são conhecidas tecnicamente aqui no país) das placas Mercosul, as quais, posteriormente, eram adulteradas na fábrica clandestina em Alvorada. O criminoso já havia sido preso pela especializada em maio de 2000, quando foi indiciado por adulteração de sinais identificadores e furto qualificado de energia elétrica.

Os presos

Além do dono da estampadora, preso em Glorinha, e do outro criminoso que já estava recolhido, foram presos, nesta quinta-feira, 1 em Imbé, 1 em Tramandaí e 4 em Alvorada - um desses 4, o preso em flagrante, foi encontrado com drogas e balança de precisão.

Mais informações junto à Delegacia de Repressão aos Crimes de Roubo de Veículos (DRV), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), com o Delegado Rafael Liedtke.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
COMERCIAL BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERASCOMERCIAL BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESTBK INTERNETAABB