Educação

Certificados dos aprovados no Encceja já podem ser solicitados

Procedimento é feito pelas Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
04/01/2022 - 14h31min Corrigir

Os aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020, já podem fazer a solicitação para a emissão do certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio. O documento é emitido pelas secretarias estaduais de educação e pelos institutos federais que têm acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Segundo o Ministério da Educação (MEC), os diplomas são entregues para quem obteve pelo menos 100 pontos em cada área de conhecimento e conseguiu nota igual ou acima de cinco na redação. Ao todo, são 396 instituições cadastradas em todo o Brasil. A partir da página 105 do edital do Exame é possível verificar quais os órgãos estão capacitados para receber o pedido.

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Cada Estado tem um procedimento para este recurso. Por isso, é preciso verificar como é o andamento na sua localidade. Primeiro é necessário saber qual unidade você selecionou no momento da inscrição e depois consultar o local de certificação.

É importante ter em mãos RG, CPF (cópia e original) e o número de inscrição no Encceja, assim fica mais fácil da entidade localizar a pontuação do estudante e dar seguimento na declaração. O canal do YouTube, Termine Seus Estudos – parceiro da UNIASSELVI - oferece um guia de como proceder para solicitar o diploma.

Valor do documento

O certificado do Encceja tem a mesma validade que o documento emitido pelas escolas regulares, assim como Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desta forma, é possível ingressar no Ensino Superior pelos vestibulares ou pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Neste último caso, é viável usar as notas para: entrar em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU); tentar bolsas de estudos do Programa Universidade Para Todos (ProUni); financiar mensalidades pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies); e/ou comprovar a escolaridade exigida em concursos públicos e processos seletivos simplificados.

Conforme informações do Inep, o requerimento pode ser realizado por todos os participantes que tiveram nota mínima, desde o ano de 2006. Mais detalhes podem ser consultados na página do Instituto.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

Mais Lidas