Educação

Certificados dos aprovados no Encceja já podem ser solicitados

Procedimento é feito pelas Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
04/01/2022 - 14h31min Corrigir

Os aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020, já podem fazer a solicitação para a emissão do certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio. O documento é emitido pelas secretarias estaduais de educação e pelos institutos federais que têm acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Segundo o Ministério da Educação (MEC), os diplomas são entregues para quem obteve pelo menos 100 pontos em cada área de conhecimento e conseguiu nota igual ou acima de cinco na redação. Ao todo, são 396 instituições cadastradas em todo o Brasil. A partir da página 105 do edital do Exame é possível verificar quais os órgãos estão capacitados para receber o pedido.

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Cada Estado tem um procedimento para este recurso. Por isso, é preciso verificar como é o andamento na sua localidade. Primeiro é necessário saber qual unidade você selecionou no momento da inscrição e depois consultar o local de certificação.

É importante ter em mãos RG, CPF (cópia e original) e o número de inscrição no Encceja, assim fica mais fácil da entidade localizar a pontuação do estudante e dar seguimento na declaração. O canal do YouTube, Termine Seus Estudos – parceiro da UNIASSELVI - oferece um guia de como proceder para solicitar o diploma.

Valor do documento

O certificado do Encceja tem a mesma validade que o documento emitido pelas escolas regulares, assim como Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desta forma, é possível ingressar no Ensino Superior pelos vestibulares ou pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Neste último caso, é viável usar as notas para: entrar em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU); tentar bolsas de estudos do Programa Universidade Para Todos (ProUni); financiar mensalidades pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies); e/ou comprovar a escolaridade exigida em concursos públicos e processos seletivos simplificados.

Conforme informações do Inep, o requerimento pode ser realizado por todos os participantes que tiveram nota mínima, desde o ano de 2006. Mais detalhes podem ser consultados na página do Instituto.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

GRÁFICA.COM
IDEALPLAST
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
Borgte Consórcios VEÍCULOS
CÂMERAS
LEDEJAR
FUNERÁRIA CONCÓRDIA
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Mais Lidas
GRÁFICA.COMIDEALPLASTFUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNETBorgte Consórcios VEÍCULOSCÂMERASLEDEJAR
FUNERÁRIA CONCÓRDIAFUNERÁRIA CAMAQUENSE