Política

Prefeito de Dom Feliciano se manifesta contrário à construção de barragem no arroio Sutil

Por meio de publicação nas redes sociais, Clenio Boeira (PTB) comentou que a oposição ao projeto vem da preocupação com as famílias da localidade onde será erguido o empreendimento que ficarão sem renda

Compartilhe:
05/01/2022 - 17h20min Corrigir

O prefeito de Dom Feliciano, Clenio Boeira (PTB), utilizou as redes sociais, nessa terça-feira (4), para se manifestar contrário à construção da barragem no Arroio Sutil. Na última sexta (31), o Ministério do Desenvolvimento Regional assinou, juntamente com a Universidade Federal de Santa Maria, o Termo de Execução Descentralizada (TED) para estudos de viabilização do projeto.

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

"Surge mais uma vez a história da Barragem no Arroio Sutil. Fui contra, sou contra e serei sempre contra inundarem nossas terras mais férteis para levar água para arrozeiros, deixando cerca de 300 famílias sem terra para produzir seu sustento. O triste é que tem lideranças de Dom Feliciano a favor", escreveu o gestor.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

A pauta sobre o aproveitamento dos recursos hídricos da bacia do arroio Sutil vem sendo discutida por políticos da região desde 2005. O principal objetivo do projeto é encontrar novos meios para ampliar a irrigação e a produção agrícola regional. Várias reuniões foram articuladas com lideranças políticas de Camaquã e representantes da Associação dos Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro (AUD) ao longo deste período.

A proposta foi defendida, atualmente, em Brasília, junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional, pelo deputado federal Jerônimo Goergen, pelo senador Luís Carlos Heinze e pelo deputado estadual Marcus Vinícius de Almeida, que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Metade Sul. Os parlamentares são coligados ao Partido do Progressistas (PP) e apontam que a conquista vai potencializar o desenvolvimento e movimentar a economia regional.

Para a realização da obra, bastava a retomada do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA). O valor total do contrato assinado na última semana supera R$ 2 milhões, sendo que, somente na fase inicial, serão garantidos R$ 712 mil. 

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
CÂMERAS
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AFUBRA MAR 2024
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
AABBFUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORCÂMERASTBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAFUBRA MAR 2024
COMERCIAL BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)