Cultura

Restauro da Casa de Garibaldi em Piratini está na reta final

Projeto conta com o engajamento da comunidade e mão-de-obra local em obra que tem o patrocínio da Corsan

Compartilhe:
11/01/2022 - 14h04min Satolep Press Corrigir

A comunidade acompanha de perto e aplaude cada etapa da obra de restauro da Casa de Garibaldi, em Piratini, que entra na reta final nas próximas semanas.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

As obras iniciadas em julho de 2021, coordenadas pela arquiteta Helenice Macedo do Couto, tem previsão de término em fevereiro e contam com mão-de-obra local na recuperação de forros, pisos, alvenaria e toda instalação predial. Segundo ela, o pessoal que inicialmente não tinha o treinamento específico para atuar em restauro foi qualificado, para que pudessem agregar esse conhecimento aos seus serviços futuros. “É muito importante que estes profissionais desta segunda etapa sejam da região, para que após a conclusão do restauro a casa seja conservada e o trabalho perpetuado ao longo do tempo”, destaca.

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Foto: Restauro da Casa de Garibaldi

O engajamento da comunidade foi elemento de importância no sucesso do projeto. Segundo a secretária de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, Caroline Caetano, ao acompanharem o processo de perto, surge a sensação de pertencimento e consequentemente preservação.

Para estimular essa sinergia, em outubro foi organizada a largada do 1° Passeio Ciclístico de Ecoturismo, em frente à Casa de Garibaldi. “Nosso objetivo é fazer com que a comunidade e os visitantes percebam todas as potencialidades que formam a nossa identidade, valorizando e preservando o patrimônio histórico através da cultura, turismo e esporte”, observou.

CENTRO CULTURAL – O projeto integral está orçado em R$ 1,2 milhão e contempla a revitalização total do prédio e a criação do Centro Cultural Piratini - espaço multicultural de preservação da memória cultural Farroupilha. A primeira fase de obras aconteceu em 2018, também com aporte da Corsan, através da Lei Rouanet e parceria técnica do IPHAN.

Na ocasião foi restaurado o telhado e colocado um subtelhado com chapa metálica, além de novas calhas e tubos para queda da água da chuva. A fachada também foi recuperada com as janelas e portas externas. “Essa iniciativa faz um resgate da memória do Rio Grande do Sul, desse episódio que teve como fato marcante a passagem de Giuseppi Garibaldi por Piratini durante os tempos da Revolução Farroupilha”, salienta o presidente da Corsan, Roberto Barbuti.

Após a conclusão da fase atual, a expectativa do poder público é para o fechamento da última etapa de projeto. “O projeto traz uma grande expectativa para Piratini, já que será sediado juntamente com essa casa o principal espaço de cultura da nossa comunidade”, resume o secretário de educação de Piratini, Luis Fernando Torrescassana Neto.

HISTÓRICO - Tombada pelo em 1941 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) é um exemplar da arquitetura colonial brasileira. A casa foi morada de Giuseppe Garibaldi e Luigi Rossetti. Testemunha da vida desse personagem histórico está localizada na Rua Bento Gonçalves, local que foi sede do Jornal O Povo – órgão oficial da República Rio-grandense de 1837 até janeiro de 1839.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
CÂMERAS
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) CÂMERASTBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABBFUNERÁRIA CAMAQUENSE