Política

Projeto de Lei torna crime aumentos abusivos em preços de testes para covid-19

Caso seja aprovado, o crime pode resultar em pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa
12/01/2022 - 15h59min Agência Senado Corrigir

No início da pandemia, o preço de produtos como álcool em gel e máscaras chegou a subir até 161% em algumas localidades. Agora, com o novo aumento do número de casos — especialmente devido à variante ômicron —, há relatos de alta nos valores cobrados pelos laboratórios para testes de covid-19. Para tentar impedir eventuais abusos, o senador Angelo Coronel (PSD-BA) apresentou no início da pandemia um projeto de lei que criminaliza a elevação de preços de produtos e serviços sem justa causa durante períodos de emergência social, calamidade pública ou pandemia (PL 768/2020).

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

O projeto acrescenta um artigo ao Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/1990) para determinar que "elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços em época de emergência social, calamidade pública ou pandemia" pode resultar em pena de detenção de um a três anos e multa.

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Também acrescenta um artigo ao Código Penal (Decreto-Lei 2.848/1940) para determinar que "elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços médico-hospitalares em época de emergência social, calamidade pública ou pandemia" pode resultar em pena de reclusão de dois a cinco anos e multa.

Tramitação

A previsão inicial é que essa matéria seja analisada em duas comissões do Senado: na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC), onde tramita atualmente, e na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Se for aprovada no Senado, a proposta será então analisada na Câmara dos Deputados.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

IDEALPLAST
GRÁFICA.COM
LEDEJAR
Borgte Consórcios VEÍCULOS
CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CONCÓRDIA
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
Mais Lidas
IDEALPLASTGRÁFICA.COMLEDEJARBorgte Consórcios VEÍCULOSCÂMERASFUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CONCÓRDIAFUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET