Saúde

Estado recebe primeira remessa de vacinas contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos

Os imunizantes serão encaminhados para as regiões e municípios na segunda (17) e terça-feira (18)

Compartilhe:
15/01/2022 - 08h25min Secom RS / Edição: Redação Blog do Juares Corrigir

O Rio Grande do Sul recebeu, nessa sexta-feira (12), o primeiro lote de vacinas contra a covid-19 destinada ao uso pediátrico, para crianças de 5 a 11 anos. A remessa com 59,1 mil doses chegou ao Aeroporto Salgado Filho às 13h30, separada em dez caixas térmicas de alta resistência. Os imunizantes tiveram a primeira avaliação realizada por técnicos do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) ainda na pista. Depois a carga foi encaminhada ao Centro de Abastecimento e Distribuição da Secretaria da Saúde (SES), onde avaliou-se a temperatura do acondicionamento dos frascos, atingindo nível adequado com -44 ⁰C.

Anuncie sua empresa aqui neste espaço em todas as matérias! Acesse aqui e entre em contato com o Blog do Juares!

As doses passarão por processo de estabilização e separação durante o final de semana. Os imunizantes serão encaminhados para as regiões e municípios na segunda (17) e terça-feira (18). O quantitativo de doses de cada município será divulgado no início da próxima semana.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Conforme pactuação realizada entre os municípios gaúchos, a aplicação para este público terá início simultâneo em todo o Estado na quarta-feira (19). Até lá, os municípios trabalharão na estruturação das salas de vacinas para garantir a segurança das crianças e seus familiares.

Os primeiros vacinados serão os 96.427 meninos e meninas com alguma comorbidade, como hipertensão, diabetes ou asma, ou imunossuprimidos. As 862.747 crianças sem comorbidades compõem o próximo grupo e a imunização delas também poderá começar neste mês, com a primeira dose aplicada para quem tem 11 anos, conforme cronograma acertado. A imunização de crianças indígenas (3.911) e quilombolas (1.188) ocorrerão de acordo com orientação futura do Ministério da Saúde.

Em fevereiro, deverá iniciar a vacinação dos meninos e meninas de dez e nove anos, e em março, de quem tem oito anos. Para as outras idades, a secretaria aguarda a previsão de remessas de imunizantes pelo Ministério da Saúde.

A aplicação ocorrerá em sala exclusiva, com espaço para recepção de crianças e responsáveis, que deverão permanecer no local por 20 minutos. Caso ocorram eventos adversos após a vacinação, eles precisarão ser notificados no e-SUS Notifica, sistema de registro do Ministério da Saúde.

Capacitação de vacinadores

Como preparação para o novo momento da campanha de vacinação, a Secretaria da Saúde, em parceria com o TelessaúdeRS-UFRGS, promoveu nesta semana uma capacitação virtual às equipes de imunização. Os tópicos abordados foram as estratégias de adesão e aceitação da vacinação para esse público infantil e suas famílias.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AFUBRA MAR 2024
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
TBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCÂMERASFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL BLOG DO JUARESAFUBRA MAR 2024FUNERÁRIA CAMAQUENSEBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
SUPER SÃO JOSÉAABB