Geral

Emissão on-line de autorizações especiais de trânsito está disponível a partir de domingo (16)

Novo sistema reduz em quatro vezes tempo de espera para transportadores

Compartilhe:
15/01/2022 - 14h58min Ascom Daer / Edição: Redação Blog do Juares Corrigir

O novo sistema de solicitação de autorização especial de trânsito (AET) do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) entra em vigor no domingo (16/1). O requerimento passa a ser on-line, por meio do endereço daer.rs.gov.br/sistemas-daer.

Anuncie sua empresa aqui neste espaço em todas as matérias! Acesse aqui e entre em contato com o Blog do Juares!

Com a novidade, os processos administrativos (Proas) serão eliminados, e o próprio transportador terá autonomia para imprimir a documentação.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

“Será tudo digital, o que possibilita entregarmos a AET uma semana após o pedido, e não mais em um mês, como nos anos anteriores”, comemora o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino. "É um processo que confere mais agilidade e reduz a burocracia nesse serviço essencial para o transporte rodoviário."

A novidade foi desenvolvida em 2021 pelas superintendências de Transportes de Cargas (STC) e de Tecnologia da Informação (STI) do Daer, sem ônus para o Estado. De acordo com o diretor de Operação Rodoviária, Sandro Vaz dos Santos, o transportador não precisará mais se deslocar até a autarquia para encaminhar a documentação.

“Toda a emissão das autorizações de circulação ficará concentrada na sede do departamento, em Porto Alegre. O sistema garante que os servidores recebam as informações livres de erros e inconsistências, garantindo a eficiência e rapidez do trabalho”, detalha Santos. “Com isso, acabamos beneficiando quem necessita da documentação para realizar o transporte, especialmente os caminhões com cargas-vivas, especiais e de grandes dimensões.”

A superintentende da STC, Diná Fernandes, uma das idealizadoras do sistema, alerta que os processos físicos não serão mais executados. “Apenas daremos continuidade aos que já estão em andamento”, complementa. “Novos ajustes poderão ser feitos para tornar esse serviço ainda melhor aos usuários.”

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
AABB
AFUBRA MAR 2024
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTORBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSETBK INTERNETAABBAFUBRA MAR 2024SUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERAS