Saúde

Como começar a comer saudável: 3 mudanças que você pode fazer

Veja na matéria!
20/01/2022 - 09h16min Corrigir

Uma das coisas mais importantes que você pode fazer para manter sua saúde ideal é comer uma dieta equilibrada e nutritiva. Isso ajuda os adultos a evitar doenças crônicas, como doenças cardíacas e diabetes, e permite que aqueles que já estão cronicamente doentes controlem suas doenças. Mas o que exatamente é "alimentação saudável"? Pode parecer diferente para todos, mas o objetivo final é estabelecer um padrão de ingestão de alimentos e bebidas que forneçam os nutrientes necessários para manter sua saúde geral. Então, como você pode começar a comer de forma saudável – e mantê-la a longo prazo? Aqui estão as melhores estratégias para fazer exatamente isso, de acordo com especialistas.

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Comece devagar

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É provável que você não saiba tudo sobre alimentação saudável quando estiver apenas começando sua jornada alimentar. Há muito o que saber, afinal. Para isso, a nutricionista Trista Best aconselha você a começar devagar. “Uma abordagem é experimentar um novo vegetal a cada semana”, diz ela à Health. "Escolha um vegetal que você nunca experimentou antes e pesquise uma nova receita para integrá-lo a uma refeição. Se você fizer isso toda semana, ou mesmo apenas uma vez por mês, terminará o ano com vários novos alimentos e receitas saudáveis ​​que você não sabia que você gostava antes." E essa é uma maneira infalível de comer de forma saudável de uma maneira que não o sobrecarregará.

Registre sua ingestão

Se você passar o dia comendo sem pensar o que quiser, ou se não planejar suas refeições antes de comê-las, poderá descobrir que está comendo de forma menos saudável do que pretendia. Você também pode não estar consumindo a quantidade desejada de certos alimentos. Uma maneira de estar mais atento, de acordo com a nutricionista Lisa DeFazio, é colocar a caneta no papel. "Anote suas razões para querer comer saudável (perder peso, diminuir o colesterol, aumentar a energia, melhorar o humor, etc.) e ler sua lista todos os dias", diz ela à Health. "Acompanhe sua ingestão com um aplicativo como o MyFitnessPal para garantir que você esteja recebendo toda a nutrição você precisa." Na verdade, você pode se surpreender com o que aprende quando dedica um tempo para realmente registrar o que está comendo. Quanto a descobrir qual é sua ingestão ideal, converse com seu médico ou peça uma referência para você também pode obter uma cartilha do Plano MyPlate do Departamento de Agricultura dos EUA, que é um plano alimentar personalizado para sua idade, sexo, altura, peso e nível de atividade física que mostra o que e quanto comer.

Coma menos alimentos ultra processados

Alimentos pré-fabricados podem ser super convenientes, especialmente quando você está fazendo malabarismos com trabalho, família e outras obrigações. Mas, de acordo com o nutricionista registrado Summer Yule, os alimentos ultra processados ​​dificultam o controle da ingestão de alimentos devido a várias porções em um pacote ou excesso de ingredientes não tão saudáveis. “Os alimentos ultra processados ​​são altamente processados ​​e projetados de tal forma que são muito fáceis de comer demais”, diz ela à Health. "Alguns exemplos incluem biscoitos comprados em lojas, cereais matinais açucarados, salsichas congeladas e alimentos de conveniência semelhantes. Esses alimentos geralmente são ricos em açúcar adicionado, farinha branca e/ou óleos adicionados, fornecendo relativamente poucas vitaminas e minerais, mas muito calorias." Então, em vez disso, faça seus alimentos e refeições integrais padrão que você mesmo prepara. Dessa forma, você não apenas comerá alimentos mais saudáveis, mas também estará mais propenso a comer a quantidade que pretendia, pois os alimentos integrais podem saciá-lo mais rapidamente do que os alimentos processados. E uma nota, essa sugestão de comer menos alimentos ultra processados ​​não inclui itens como vegetais picados e congelados, feijão enlatado ou pistache sem casca – embora tenham sido processados, ainda são alimentos integrais.

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