Geral

Mãe cobra posicionamento da Prefeitura de Cristal após morte de bebê por suposta negligência médica

Criança tinha apenas dois meses de vida e faleceu em razão de insuficiência respiratória aguda, mesmo depois de diversos atendimentos nas unidades de saúde do município

Compartilhe:
21/01/2022 - 18h30min Corrigir

Um suposto caso de negligência médica foi relatado por uma moradora de Cristal nas redes sociais. Mary Ribeiro, de 30 anos, publicou um texto nessa quinta-feira (20) no qual conta o drama pelo qual passou nos últimos dias com o filho mais novo, Noah Gabriel, de apenas 2 meses.

Anuncie sua empresa aqui neste espaço em todas as matérias! Acesse aqui e entre em contato com o Blog do Juares!

A criança sofria de doença respiratória e, segundo a mulher, acabou piorando o quadro de saúde por falta de atendimento adequado nas unidades de saúde do município. O bebê foi levado às pressas para Pelotas, onde veio a falecer nesta semana. A reclamação de Mary é contra os serviços prestados pelos profissionais de saúde que atendem na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Vila Formosa e na Policlínica 24 horas.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

De acordo com a mulher, ela levou o filho várias vezes nos dois postos de saúde com tosse, dificuldades para respirar e com chiado no peito. Ainda segundo Mary, os médicos que atendem nos locais atestavam que a criança estava resfriada e mandavam ela para casa com o bebê no colo. Quantas vezes levei ele no posto falando que ele tava com gripe, com os peitinhos chiando. O médico só mandava lavar o nariz com soro e dar bastante mamá e que os peitinhos dele tava limpo (sic), sendo que eu que sou mãe estava vendo que ele estava encatarrado, com muita tosse, se afogava quando ia mamar e o médico insistia em dizer que era só um resfriado”, contou.

Mary disse também que na última segunda-feira (17) levou Noah na Policlínica 24 horas com dificuldades para mamar e com a respiração comprometida. Chegando no local, a mulher afirma que o médico plantonista recomendou que o menino fosse levado para um hospital de alta complexidade em Pelotas, onde foi intubado. O médico que atendeu o caso aspirou os pulmões do bebê e, conforme a mãe, os órgãos estavam cheios de secreção.

“Meu bebê foi daqui até lá chorando porque não conseguia respirar direito chegamos lá e já entubaram ele coitadinho. [...] mas como se o médico do Cristal disse que tava limpo os pulmões todas as vezes que levei ele”, questionou.

O quadro clínico de Noah piorou, sendo diagnosticado com bronquiolite em estado avançado. A criança sofreu várias paradas cardíacas e não resistiu. O óbito ocorreu na terça-feira (18), em decorrência de uma insuficiência respiratória aguda e choque circulatório. Os atos fúnebres foram realizados na quarta (19).

Apesar da dor de perder um filho de maneira precoce, Mary cobra um posicionamento do poder público municipal. “Agora eu quero saber de quem é a irresponsabilidade que levou a morte do meu bebê. Porque eu, como mãe, levei várias vezes ao médico. Quero uma resposta secretário de saúde Tiago Huber Martins, prefeito Marcelo Krolow, a saúde está com grande problema. Crianças devem ter acompanhamento pela pediatra todos os meses elas entende (sic) de crianças porque estudaram pra isso. Outra coisa, gestante tem que ter acompanhamento pela ginecologista por estudaram pra isso, tem médicos clínico-geral que são ótimos, mas tem alguns que não tem cabimento. Por um desses motivos​ de clínico-geral meu bebê faleceu com insuficiência respiratória aguda e choque circulatório. Quero uma resposta do prefeito e do secretário de saúde. Tá na hora de rever os médicos que estão atendendo nos postos. Agora quem vai carregar a dor pro resto da vida sou eu. Meu bebê só tinha dois meses”, clamou.

A publicação de Mary na rede social alcançou cerca de 550 reações, 230 comentários e 154 compartilhamentos em pouco mais de 24 horas. Outros relatos de supostas negligências no atendimento em saúde de Cristal vieram à tona nos comentários.

Infelizmente, a respeito da saúde em Cristal isso não é de agora que vem acontecendo negligência com a saúde, especialmente de nossas crianças e idosos. É um descaso. Eu não moro em Cristal, mas conheço vários episódios de mortes que poderiam ser evitados se tivessem o atendimento necessário. Falta recursos em Cristal principalmente na saúde!”, escreveu uma internauta.

“Saúde de Cristal tá uma vergonha! Minha bebê tem 1 mês e 11 dias e me obriguei a pagar um médico pra fazer a revisão porque no posto de saúde só me enrolaram, e agora como vou confiar nesses médicos para cuidarem dela. Entra prefeito e sai prefeito e não vejo melhoria”, escreveu outra.

Na manhã desta sexta-feira (21), o portal de notícias Blog do Juares (BJ News) entrou em contato com o secretário de Saúde, Tiago Huber Martins, em busca de um posicionamento a respeito do caso. O gestor afirmou que a prefeitura estava produzindo uma nota oficial e, assim que fosse emitida, repassaria para nossa reportagem. No entanto, até a última edição desta matéria, o governo municipal não havia publicado o texto nos canais de comunicação do Executivo.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
COMERCIAL BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
TBK INTERNET
AABB
Mais Lidas
CÂMERASCOMERCIAL BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) TBK INTERNETAABBAFUBRA MAR 2024FUNERÁRIA BOM PASTOR