Durante quatro dias técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) estarão na BR-116, entre Novo Hamburgo e Porto Alegre, para realizar o levantamento de dados sobre o pavimento da rodovia em ambos os sentidos. A ação tem por finalidade buscar informações que definam qual o melhor tipo de pavimento para o trecho que integra o lote 1 das obras de melhorias operacionais e de segurança da BR-116.
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Os trabalhos não devem afetar o tráfego na rodovia, uma vez que serão realizados no acostamento. Contudo, o Dnit pede atenção aos motoristas que trafegarem pelo trecho até sexta-feira (28), das 7 horas às 18 horas. Neste período, uma caminhonete com um reboque transportando o equipamento e mais dois veículos de apoio estarão no acostamento em velocidade reduzida (cerca de 30km/h).
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O trabalho iniciou na terça-feira (25) e nos dois primeiros dias acontece no sentido Novo Hamburgo-Porto Alegre e depois a equipe estará no lado oposto da rodovia. O Falling Weigh Deflectometer (FWD) – como o equipamento é conhecido - tem o objetivo de identificar a alteração do pavimento, simulando o impacto de uma roda em movimento, utilizando aplicação dinâmica de cargas. E, com base nos dados coletados, os engenheiros que atuam na elaboração do projeto de pavimento vão poder definir o melhor tipo de pavimento a ser utilizado na recuperação da pista.
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