Rural

Emater implementa ações para diversificação de culturas em Cristal

Cerca de 61 famílias do município foram atendidas pelo Programa Nacional de Diversificação de Áreas Cultivadas com Tabaco (PNDACT)

Compartilhe:
27/01/2022 - 14h40min Ascom Emater-RS / Edição: Redação Blog do Juares Corrigir

A predominância da monocultura do tabaco, realidade de muitos municípios da Centro-Sul, incluindo Cristal, é uma preocupante realidade, que merece atenção do poder público e dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (ATERs). E para auxiliar na transformação deste cenário desafiador, uma vez que a efetiva diversificação à cultura do Tabaco demanda outras cadeias produtivas viáveis estruturadas, a Emater/RS-Ascar tem construído ações e políticas públicas nos municípios visando a segurança e soberania alimentar, agroindustrialização e a diversificação de cultivos. Dentre as políticas públicas que são executadas pela Emater/RS-Ascar na Região está o Programa Nacional de Diversificação de Áreas Cultivadas com Tabaco (PNDACT), Chamada Pública da Anater, que tem contribuído na mudança desse contexto.   

Anuncie sua empresa aqui neste espaço em todas as matérias! Acesse aqui e entre em contato com o Blog do Juares!

A Emater/RS-Ascar de Cristal atendeu, pelo Programa Nacional de Diversificação de Áreas Cultivadas com Tabaco, 61 famílias, as quais participaram da realização de diagnósticos individuais e comunitários, do planejamento e desenvolvimento de projetos técnicos, através visitas técnicas e atividades coletivas (dias de campo, cursos, oficinas e reuniões).

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Para atender aos interesses dos beneficiários, a principal estratégia adotada pela Emater/RS-Ascar foi a busca de por demais políticas públicas que pudessem fomentar atividades projetadas e/ou já desenvolvidas na propriedade, mas não vistas até então com viabilidade econômica, sempre com foco em qualificar a produção para autoconsumo (como garantia de segurança alimentar), complementação da renda da propriedade através de atividades consorciáveis com o Tabaco e a migração da cultura do tabaco para outras fontes de renda.

Dentre as principais políticas públicas e programas que contribuíram como suporte para o Programa de Diversificação, estão o Projeto Manejo Conservacionista em Campo Nativo por Meio de Pastoreio Rotativo em Estabelecimentos da Pecuária Familiar do RS, com recursos da Empresa CPFL Renováveis para implantação dos sistemas de pastoreio; Programa Municipal de Melhoramento Genético Bovino; Programa Fomento 5, com recursos do (Ministério do Desenvolvimento Social- MDS); Crédito Pronaf, importante fonte de recurso para viabilizar financeiramente projetos;  Programas de mercados institucionais, como PNAE e PAA, como importantes destinos para a produção; Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF), com grande importância na viabilização de agroindústria.

A pandemia do coronavírus apresentou alguns obstáculos na realização das metas propostas, especialmente daquelas que dependiam de eventos coletivos e visitas, os quais foram superados com criatividade e lançando mão da tecnologia digital (grupos de WhatsApp, dentre outros).

Os principais resultados podem ser vistos em propriedades que migraram e/ou diversificaram do tabaco para produção de morango, agroindustrialização, pecuária de corte e leite, avicultura colonial, soja, horticultura, piscicultura, dentre outros. Além da produção de alimento para consumo voltando a exercer seu papel fundamental, a organização e embelezamento das propriedades, melhoria da autoestima e protagonismo jovem são também importantes resultados alcançados.

Como exemplo, podemos citar a propriedade da família Harthmann da Silva, que cultivava 100 mil pés de tabaco e migrou para o cultivo de morangos em sistema semi-hidropônico e agroindustrialização das frutas que são transformadas em doces e geleias. De acordo a agricultora Rosa Harthmann, essa transição precisou ser planejada e hoje o ganho econômico e de qualidade de vida obtido com a produção de morangos supera o resultado que o cultivo de tabaco trazia para a família.

Cabe ressaltar que essa transformação é uma caminhada lenta, mas promissora, e que os resultados estão sendo constantemente construídos, através do incansável trabalho de ATERs, poder público, produtores e comunidades, na estruturação de novas cadeias produtivas e melhoria da qualidade de vida. 

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AFUBRA MAR 2024
TBK INTERNET
CÂMERAS
AABB
FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSEAFUBRA MAR 2024TBK INTERNETCÂMERASAABBFUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES