Rural

Estado intensifica ações para tentar combater efeitos da estiagem em áreas rurais

Cerca de 280 famílias atingidas pela seca foram beneficiadas com obras de perfuração de poços nos últimos dois meses

Compartilhe:
16/02/2022 - 08h58min Secom RS / Edição: Redação Blog do Juares Corrigir

Com máquinas próprias, a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) perfurou 14 poços artesianos nos últimos dois meses, beneficiando cerca de 280 famílias de municípios impactados pela estiagem no Rio Grande do Sul. Neste período em que a falta de chuvas passou a causar perdas na agropecuária e dificuldades para acessar água, servidores da secretaria concentraram os trabalhos em Barra Funda, Bossoroca, Chapada, Entre-Ijuís, Miraguaí, Quinze de Novembro, Sagrada Família, todos municípios com decretos de situação de emergência.

Anuncie sua empresa aqui neste espaço em todas as matérias! Acesse aqui e entre em contato com o Blog do Juares!

As máquinas agora serão alocadas em Engenho Velho, Lagoa dos Três Cantos, Rolador e Tiradentes do Sul, que também têm emergência decretada, para perfuração de dois poços em cada município.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

A secretária Silvana Covatti explica que a perfuração de poços é uma atividade permanente dentro da pasta e integra o Programa de Apoio e Desenvolvimento da Infraestrutura Rural. “Nas últimas semanas, nossos servidores priorizam os trabalhos em comunidades rurais que têm muita dificuldade de acesso a água para as famílias e para os animais. Esta estiagem tem deixado cenas bastante impactantes no nosso meio rural, com lavouras que se perderam totalmente e com o rebanho que também tem sentido os reflexos do calor intenso e da escassez de alimentação”, destaca Silvana.

Em média, a Seapdr perfura 90 poços artesianos por ano. A atividade é feita por quatro equipes de servidores, concentrados em quatro diferentes regiões do Estado para otimização de recursos, evitando a necessidade de grandes deslocamentos das máquinas de um ponto a outro. Concluídas as obras em determinada região, as máquinas são realocadas em outra regional que tenha manifestado interesse.

Paralelo a este trabalho permanente, o governo do Estado lançou o programa Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural em dezembro passado, prevendo a perfuração de 750 poços artesianos e instalação de respectivas caixas d'água em 2022.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

AABB
COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
Mais Lidas
AABBCOMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERASBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESTBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTOR