O Twitch está implementando uma nova iniciativa que pode aliviar um dos maiores estressores da criação de conteúdo: renda não confiável.
O Ad Incentive Program, ou AIP, é um novo programa que pagará a streamers selecionados um valor mínimo mensal garantido de receita publicitária. Os streamers de afiliados ou parceiros qualificados receberão uma notificação do Twitch oferecendo pagamentos diferentes com base na quantidade de anúncios veiculados por hora e no total de horas transmitidas. No exemplo fornecido pelo Twitch, se um criador transmitisse por pelo menos 40 horas naquele mês, ele poderia receber US$ 100 por exibir dois minutos de anúncios por hora, US$ 300 por três minutos ou US$ 500 por quatro minutos.
Além desses incentivos em camadas, o AIP também vem com um recurso de gerenciamento de anúncios que controla quando os anúncios são reproduzidos durante um fluxo, aliviando a carga de intervalos de anúncios de tempo.
No anúncio, o Twitch disse que os valores oferecidos variam de acordo com o criador e que não há limite para a renda potencial. Os criadores podem receber receita adicional à taxa normal para streaming além do número mínimo de horas exigido. Se um criador optar por não participar do programa, o Twitch disse que pode receber um pagamento proporcional com base no número de horas transmitidas.
O AIP parece uma espécie de programa de renda básica universal para streamers. A falta de confiabilidade da renda é uma das maiores dores de cabeça para os criadores de conteúdo. A receita de doações e assinaturas pode flutuar muito de mês para mês, criando um ambiente precário para as pessoas que dependem dessa renda. De acordo com o Twitch, “[ter] um piso confiável de receita de anúncios deve permitir que você planeje melhor o futuro, seja lá o que for. Esperamos que seja um passo importante para capacitar os criadores.”