Educação

Reunião entre prefeitura e conselho escolar resolve impasse de escola do interior de Dom Feliciano

Uma polêmica sugiu no município após Secretaria da Educação decidir por ensino multisseriado no educandário

Compartilhe:
07/03/2022 - 15h25min Corrigir

Uma reunião entre o poder executivo e representantes da Escola Santa Terezinha, de Dom Felicano, resolveu os impasses sobre as mudanças na forma de ensino no educandário neste ano. A instituição fica na localidade de Faxinal, interior do município. A polêmica entre a comunidade escolar e a prefeitura surgiu ainda em 2021 por conta da decisão de tornar o ensino multisseriado na escola. Ou seja, um professor trabalha, na mesma sala de aula, com várias séries do Ensino Fundamental simultaneamente.

Anuncie sua empresa aqui neste espaço em todas as matérias! Acesse aqui e entre em contato com o Blog do Juares!

Após o encontro, ficou decidido que as aulas permanecem apenas em um turno e que as turmas do Pré A e Pré B e o 1º e 2º ano seguirão juntas por se entender que, em razão da pandemia, todos estão no mesmo nível de aprendizagem. Já as turmas de 3º ao 9º ano ficarão em salas separadas para melhor atendimento pelo professor. A reunião aconteceu no gabinete da prefeitura e contou com a presença do prefeito Clenio Boeira (PTB), do vice-prefeito Tiago Szortyka (PSB), da secretária de Educação Janete Balczarek, o coordenador de Educação Renan Ferreira, pais e professores.

Na manhã do último dia 25 de fevereiro, um manifesto do Conselho de Pais e Mestres (CPM) contrário à decisão ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Educação. A comunidade escolar acabou por não ser recebida pela secretária Janete Balczarek e o grupo teve que ser retirado do local.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Posteriormente, a pasta publicou nas redes sociais uma nota oficial (leia no final da matéria) afirmando que o assunto havia sido tema de encontros desde dezembro do ano passado, mas sem consenso. Segundo Janete, nenhum membro da manifestação havia marcado horário para reunião e que por isso não foram recebidos. No entanto, alguns representantes disseram para o BJ News que uma reunião tinha sido agendada com a secretária e que eles foram embora do local após a chegada das forças de segurança. 

Leia na íntegra a nota oficial da Secretaria de Educação:

"A Secretaria Municipal de Educação, representada por sua gestora Janete Inês Balczarek, em decorrência dos últimos acontecimentos envolvendo as decisões tomadas, vem esclarecer que desde dezembro do ano passado, quando houveram duas reuniões, vem tentando diálogo com a comunidade escolar a fim de esclarecer as dificuldades encontradas e juntos tomar a melhor decisão. Antes do início do ano letivo, houve mais um encontro que de acordo com a Secretária não houve consenso.
Sobre a manifestação ocorrida na manhã desta sexta-feira (25/02), nenhum manifestante, representante ou membro do Conselho Escolar marcou horário para ser recebido. A Secretaria de Educação se coloca à disposição para receber uma comissão de membros do CPM (Conselho de Pais e Mestres) da escola, mediante prévio agendamento a fim de dialogar e estudar possibilidades."

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

AFUBRA MAR 2024
SUPER SÃO JOSÉ
AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA BOM PASTOR
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
Mais Lidas
AFUBRA MAR 2024SUPER SÃO JOSÉ
AABBFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA BOM PASTORBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCÂMERASTBK INTERNET