Rural

Viticultura se consolida como alternativa de diversificação em Sertão Santana

A Emater do município se envolve em todas as etapas da cadeia produtiva, dando apoio aos produtores

Compartilhe:
09/03/2022 - 15h33min Ascom Emater-Ascar / Edição: Redação Blog do Juares Corrigir

No processo de busca de alternativas para diversificação de atividades agrícolas nas pequenas propriedades rurais, a viticultura tem se consolidado como uma alternativa viável na região Centro Sul e, em especial, em Sertão Santana. No município, nos últimos anos, além do aumento das áreas de produção de uvas se destaca também a adoção de novas tecnologias, que resultam em aumento de produtividade e melhoria na qualidade dos frutos.

Anuncie sua empresa aqui neste espaço em todas as matérias! Acesse aqui e entre em contato com o Blog do Juares!

A região Centro Sul, mesmo que fora da tradicional região produtora de uva que é a Serra Gaúcha, tem no seu histórico, desde a colonização, a presença do cultivo da uva. A produção era voltada ao autoconsumo das famílias, elaboração do vinho colonial e venda de excedente direta aos consumidores. Com o passar dos anos, a atividade vinha perdendo espaço para outras culturas, mas desde o início dos anos 2000, observa-se uma retomada com diversas ações de fortalecimento da cadeia produtiva, desde a organização dos viticultores, assistência técnica com adoção de novas tecnologias de produção e auxilio na comercialização.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

O município de Sertão Santana tem se destacado na viticultura graças ao trabalho da Emater em parceria com as administrações municipais e demais entidades do setor. Os avanços, nos últimos anos, ocorrem na qualificação da produção e na organização dos viticultores que fundaram em 2011 a Cooperativa Agropecuária de Sertão Santana e implantaram a agroindústria de sucos integrais, que processa, anualmente, em torno de 80 toneladas de uva. A agroindústria tem como objetivo agregar renda ao produto e proporcionar ampliação no acesso ao mercado consumidor, atendendo principalmente a demanda dos mercados institucionais da região.

Como se pode observar, a Emater do município se envolve em todas as etapas da cadeia produtiva e, neste momento do ano, em virtude da maturação e colheita das uvas alerta os produtores para alguns cuidados na pós-colheita também.

Cuidados com o parreiral no pós-colheita - Como estamos no período de conclusão da colheita da safra 2021/2022 é importante destacarmos alguns cuidados no período que compreende o final da colheita até a queda das folhas (fase de dormência), que é o período que as videiras seguem trabalhando para armazenar carboidratos e nutrientes, que serão importantes para o início do próximo ciclo vegetativo.

Para que as plantas recuperem as reservas de carboidratos e nutrientes no pós-colheita, é importante manter as folhas sadias e funcionais por um maior período. Para isso, seguem algumas recomendações: continuidade dos tratamentos fitossanitários, evitando ataque de doenças nas folhas, principalmente míldio, com fungicidas a base de cobre (exemplo calda bordalesa) e também a realização de adubação, especialmente nitrogenada, podendo ser utilizada alguma fonte orgânica, por ser neste momento que o nitrogênio absorvido não migra só para as folhas, mas para toda a estrutura permanente da videira. Outra questão importante é a manutenção da cobertura no solo, com uso de adubação verde, o que protege e melhora a sua qualidade física, química e biológica.

O sucesso na diversificação de atividades consiste em um bom planejamento das ações, acompanhamento e assistência técnica que podem ser buscados de forma gratuita, junto aos escritórios municipais da Emater de seus municípios.

Quer saber mais sobre este assunto e os serviços de apoio ao agricultor que a Emater pode te oferecer, entre em contato com o escritório mais perto de você.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARESTBK INTERNETAABBFUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉCÂMERASBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES