Justiça

CASO RAFAEL: Ministério Público lamenta atitude da defesa que resultou no cancelamento do júri

Nova data deve ser marcada assim que a ré, Alexandra Dougokenski, decidir se irá continuar com os mesmos advogados

Compartilhe:
22/03/2022 - 11h46min Ascom Ministério Público RS / Edição: Redação BJ News Corrigir

O julgamento de Alexandra Dougokenski, que começaria nessa segunda-feira (21), em Planalto, no Norte do Rio Grande do Sul, foi cancelado após a defesa abandonar o plenário. Desta forma, o julgamento será remarcado para uma nova data a ser definida. A ré foi denunciada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) por assassinar o filho Rafael Mateus Winques em maio de 2020, quando a vítima tinha 11 anos.

Anuncie sua empresa aqui neste espaço em todas as matérias! Acesse aqui e entre em contato com o Blog do Juares!

Os advogados de Alexandra deixaram o Tribunal do Júri logo após a juíza que presidia os trabalhos ter negado um pedido para realização de perícia em um áudio. A defesa alega que teve acesso ao material recentemente, porém a mídia está anexada aos autos desde julho de 2020.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

A Promotora de Justiça de Planalto, Michele Dumke Kufner, lamentou o abandono dos advogados. “O áudio em questão é irrelevante e está descontextualizado de todas as provas dos autos. É um áudio que existe no processo há muito tempo. A defesa tinha ciência da mídia que contém esse áudio e não pediu nenhuma perícia. Hoje, de forma preparada, veio aqui para fazer um teatro e jogar por terra um trabalho que vem sendo realizado há mais de ano. Todos os atores do processo estão realmente envolvidos em buscar Justiça. O Tribunal de Justiça, inclusive, montou toda essa estrutura, teve um gasto gigantesco e agora está tendo que desmontar tudo, infelizmente, sem a conclusão do julgamento”, comentou. Também estão designados para este júri os promotores de Justiça Diogo Gomes Taborda e Marcelo Tubino Vieira.

O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Júlio César de Melo, esteve em Planalto para prestar apoio institucional aos três promotores e se manifestou após o cancelamento. “Infelizmente, por uma manobra da defesa, esse trabalho de plenário não pode ser executado. Mas o Ministério Público se mantém firme e convicto de que a ré precisa ser condenada. O MPRS está pronto para atuar tão logo a nova data seja designada”, comentou. Júlio Melo ressaltou, ainda, que o MP se solidariza com a comunidade de Planalto: “Sabemos da dor dessas pessoas pela perda do menino Rafael, mas temos certeza de que, com a designação desse novo julgamento, a Justiça será feita”, pontuou.

Na mesma linha, o promotor de Justiça Marcelo Tubino Vieira lembrou que todos os envolvidos compareceram ao local do julgamento para fazer cada um a sua parte, classificando a atitude da defesa como desrespeito à sociedade. “Todos trabalhamos até agora, e a defesa simplesmente abandona o plenário, certamente por medo e receio do resultado que viria. Tudo marcado, organizado. Essa é mais uma manobra defensiva para procrastinar uma decisão judicial. Nós estamos perplexos. A comunidade está perplexa, pois quer uma resposta para essa crueldade. O Rafael precisa descansar”, finalizou.

Próximos passos

De acordo com promotor Diogo Gomes Taborda, a ré será agora intimada pela juíza para dizer se continua com os mesmos advogados ou não e que, só depois disso, poderá ser marcada nova data: “O Ministério Público espera que esse julgamento ocorra o mais rápido possível, para que seja estabelecida justiça nesse caso bárbaro que vitimou uma criança inocente”, disse.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNET
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
AABB
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES
CÂMERAS
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉTBK INTERNETCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABB
FUNERÁRIA BOM PASTORFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARESCÂMERASBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)