Polícia

PF deflagra operação para apurar homicídio em terra indígena no RS

Os crimes ocorreram após um conflito estabelecido no interior da Terra Indígena de Nonoai

Compartilhe:
29/03/2022 - 13h00min Polícia Federal / Edição: Blog do Juares Corrigir

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (29), a Operação Guerra dos Tronos, para apurar a autoria e circunstâncias do homicídio de um indígena e da tentativa de homicídio de dois não indígenas, no ano de 2021.

Policiais federais cumprem 12 mandados de busca e apreensão nas aldeias Pinhalzinho (Planalto/RS) e Bananeiras (Gramado dos Loureiros/RS), expedidos pela Justiça Federal de Passo Fundo. A operação conta com o apoio da Brigada Militar.

Os crimes ocorreram no contexto do conflito estabelecido no interior da Terra Indígena de Nonoai, que possui aproximadamente 16 mil hectares de extensão territorial, compreendendo os Municípios de Nonoai, Gramado dos Loureiros, Planalto e Rio dos Índios/RS, subdividindo-se em aldeias.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Historicamente, a TI Nonoai contou com apenas um cacique. Em julho de 2021, entretanto, formou-se um grupo dissidente na aldeia Pinhalzinho (Planalto/RS), pertencente a esta TI. O grupo declarou independência e promoveu a escolha de um novo cacique, dando início a uma disputa pela posse da terra.

Os fatos investigados ocorreram na noite de 14/11/2021, quando integrantes de um veículo passaram em frente a uma casa, localizada dentro da TI, às margens da Rodovia ERS 324, e efetuaram diversos disparos de arma de fogo contra o grupo que estava no local, provocando o óbito de um indígena.

Em represália, o grupo atacado realizou manifestação com bloqueio da ERS-324, na altura da Aldeia Pinhalzinho, ocasião em que efetuou disparos de arma de fogo contra veículo que passava pelo local, vindo a ferir com gravidade um dos ocupantes do automóvel atingido.

Na ação de hoje, participam 50 policiais federais, além de integrantes do 3º Batalhão de Polícia de Choque, do Comando Regional do Policiamento Ostensivo Fronteira Noroeste, Comando Rodoviário da Brigada Militar, Força Nacional de Segurança, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Civil.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AFUBRA MAR 2024
AABB
Mais Lidas
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARESAFUBRA MAR 2024AABBCÂMERASCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES