Rural

Emater impulsiona mulheres e grupos rurais em Charqueadas

Com o empoderamento das mulheres foi criado uma conta no Facebook chamado “Maria do Campo” que serve para divulgar as ações e as atividades
30/03/2022 - 11h35min Ascom Emater RS Corrigir

No mês de março, mês da mulher, Charqueadas têm a comemorar a formação e continuidade de ações dos grupos de mulheres: União Feminina de Charqueadas, Mãos Que Tecem e Mulheres de Guaíba City. Os grupos surgiram a partir da proposta da extensionista da Emater, Letícia Lima, de desenvolver atividades que estimulem o protagonismo e o empoderamento feminino, através do artesanato, da comercialização da produção alimentar e da geração de renda, contribuindo para o fortalecimento da inclusão social e produtiva da mulher rural e da valorização do saber local.

O reconhecimento deste trabalho vem de longe, Tereza Barreto, que vive em Portugal e acompanha a amiga Vilma Frubel, que faz parte da União Feminina, comenta que é muito bom ver as mulheres da sua terra unidas e levando a frente o trabalho com os grupos. “Eu sinto muita falta de não estar mais junto delas no Brasil e parabenizo a Letícia que faz este trabalho de suporte a estas trabalhadoras e mulheres do campo e da cidade”, destaca ela.

Dentre os grupos está o União Feminina de Charqueadas, que surgiu de uma proposta feita pelas mulheres de 24 famílias assistidas por meio da Chamada Pública da Agroecologia em 2015. Com a intenção de contribuir para inclusão social e produtiva delas, a extensionista da Emater, passou a fazer capacitações para autoconsumo e/ou geração de renda, em artesanato, culinária, a realizar ações em saúde e bem-estar social, resgate das Plantas Biotivas, acesso a políticas públicas, bem como, buscou espaços de participação em eventos para que as mulheres participassem de encontros de empoderamento feminino.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Com o empoderamento das mulheres foi criado uma conta no Facebook chamado “Maria do Campo” que serve para divulgar as ações e as atividades desenvolvidas com os grupos de mulheres e também auxiliar para que as mulheres se mantivessem unidas e ativas durante a pandemia da Covid-19, juntamente com as comunicações e trocas feitas grupos de WhatsApp.

Mulheres dos grupos, com as vivências e trocas e o crescimento pessoal em tempos de pandemia organizaram uma Campanha de agasalhos, denominado por elas de Tricô Solidário e a produção de produtos de higiene e limpeza doados para famílias carentes do município.

O grupo Mãos Que Tecem existe desde 2016 e é composto por artesãs do meio rural e urbano. As peças artesanais produzidas por elas - com a lã doada pelos produtores do município - são comercializadas em feiras da agricultura familiar, eventos locais e por encomendas. “Elas não pararam nunca, em tempos de distanciamento social teceram, cardaram e fizeram peças lindas. Inovaram, utilizando as mídias sociais para comercializar seus acolchoados de lã para outros estados e municípios, bem como, uma linha de produtos pets desenvolvidos por elas”, explica Letícia.

Já o Grupo Guaíba City, existente desde 2016, é formado por mulheres que vivem na comunidade rural mais distante de Charqueadas. Elas comemoram a retomada das atividades presenciais coletivas do grupo, pois é uma oportunidade de reencontrar as amigas e aprender novos conhecimentos para incremento da renda familiar e qualificar o auto consumo de alimentos.

Letícia observa que os trabalhos desenvolvidos pela Emater com estas mulheres têm contribuído para o empoderamento e ampliado o papel de protagonistas nas atividades produtivas desempenhadas nas propriedades e nas famílias.

Quer saber mais sobre este assunto e os serviços de apoio ao agricultor e as agricultoras que a Emater pode te oferecer, entre em contato com o escritório mais perto de você.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
ART MÓVEIS
LEDEJAR
IDEALPLAST
GRÁFICA.COM
TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA CONCÓRDIA
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉART MÓVEIS
LEDEJARIDEALPLASTGRÁFICA.COMTBK INTERNETFUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA CONCÓRDIABorgte ConsórciosCÂMERAS
Ouça a BJ Rádio Web

Está claro demais aqui? O Blog do juares agora conta com o modo escuro. Aperte na lâmpada e apague a luz!