Rural

Silo de alvenaria é alternativa de baixo custo para a secagem e armazenamento de grãos

O silo de alvenaria tem manejo facilitado e sua construção é simples, rápida e de baixo custo
06/04/2022 - 10h19min Ascom Emater/RS Corrigir

O município de São Jerônimo é um tradicional produtor de arroz, feijão e soja, mas o destaque é o cultivo de milho, devido a sua contribuição para a alimentação humana e dos animais e ainda para a renda familiar. No município cerca 800 famílias rurais se dedicam a produção de milho e 1500 hectares são reservados a este cultivo, constituindo-se este como um dos principais produtos da agricultura familiar.

Mas a armazenagem de grãos ainda é uma questão delicada para os produtores Jeronimenses, pois nem sempre o mercado absorve esta alta produtividade, a umidade característica desta região favorece o aparecimento de pragas e faltam estruturas que possibilitem o correto armazenamento desses grãos. Em São Jerônimo a capacidade estática de armazenamento do município é inferior aquela que a produção exige e estima-se que as perdas possam chegar a 30% da produção local por problemas de armazenamento nas propriedades, devido ao ataque de fungos, insetos, ratos, pássaros e outros animais, segundo estimativa da Emater/RS-Ascar.        

Para superar essas dificuldades, a equipe da Emater/RS-Ascar no município tem aproximado os produtores rurais da tecnologia dos silos de alvenaria que permitem, em uma só estrutura, a secagem e o armazenamento dos grãos. Dentre as principais vantagens do armazenamento de grãos neste sistema estão a redução dos custos de pós-colheita, a viabilidade da colheita no momento ideal e a preservação da qualidade dos grãos a médio e longo prazo, minimizando perdas. Isso permite desde a melhoria da produtividade animal até o comercio da produção por valores superiores, aproveitando a elevação das cotações durante a entressafra, proporcionando a autonomia e economia da propriedade durante todo período que for armazenado.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

A chave para o sucesso no armazenamento de grãos, é o adequado controle da umidade. Materiais muito úmidos propiciam o desenvolvimento de fungos e insetos praga, podendo levar a grandes perdas. Algumas estruturas, como o secador de leito fixo, fazem a secagem através do contato do milho com superfícies quentes. Mas a exposição dos grãos ao calor excessivo e fumaça pode comprometer sua qualidade. Por outro lado, o silo secador armazenador, seca a massa de grãos utilizando ar em temperatura ambiente, que é forçado através de um compressor centrífugo, popularmente chamado de turbina. O equipamento é ativado em dias de baixa umidade relativa do ar evitando momentos de alta umidade relativa, como na ocorrência de nevoeiros. Essa técnica permite a secagem sem perda da qualidade e a um custo baixo, ao passo que reduz a mão-de-obra necessária para o processo.

O silo de alvenaria tem manejo facilitado e sua construção é simples, rápida e de baixo custo. O produtor pode aproveitar materiais já existentes na propriedade, como madeiras e tijolos e pode ser empregada mão-de-obra familiar ou de vizinhos. Além disso, pode ser usado na secagem e armazenagem de outros grãos, como soja, feijão, trigo e arroz. O projeto técnico é elaborado pela Emater/RS-Ascar e prevê aspectos como dimensionamento da estrutura, da turbina e demais orientações construtivas buscando também facilitar o expurgo, monitoramento e manejo do material, enquanto dificulta o acesso e a proliferação de pragas. Os extensnionistas da Instituição, além de fazer o projeto, acompanham a construção e ficam, ao longo do ano, repassando orientações de manejo do sistema.

Neste ano, a Emater/RS-Ascar está acompanhando no município a construção de três unidades para secagem e armazenamento de grãos em propriedades rurais, que alcançarão, juntas, a capacidade de 45 toneladas.

O escritório municipal da Emater/RS-Ascar orienta aos produtores interessados em realizar a construção das unidades de secagem e armazenamento de grãos em suas propriedades, que procurem a equipe do escritório municipal antes de iniciarem as obras, deste modo receberão gratuitamente as orientações e a elaboração do projeto técnico.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CONCÓRDIA
TBK INTERNET
IDEALPLAST
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
GRÁFICA.COM
SUPER SÃO JOSÉ
LEDEJAR
ART MÓVEIS
Mais Lidas
FUNERÁRIA CONCÓRDIATBK INTERNETIDEALPLASTFUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERASGRÁFICA.COMSUPER SÃO JOSÉLEDEJAR
ART MÓVEISBorgte Consórcios
Ouça a BJ Rádio Web

Está claro demais aqui? O Blog do juares agora conta com o modo escuro. Aperte na lâmpada e apague a luz!