Polícia

Homem é preso por submeter grupo de indígenas a trabalho análogo à escravidão no RS

Entre as vítimas havia mulheres e menores de idade, constatou a Brigada Militar

Compartilhe:
06/04/2022 - 16h45min Corrigir

Uma operação realizada pela Brigada Militar, na manhã desta quarta-feira (6), resultou na prisão de um homem de 47 anos e na libertação de um grupo de indígenas que era submetido a trabalho escravo na zona rural de São Francisco de Paula, na Serra do Rio Grande do Sul. A ação contou com a participação de policiais do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAT), agentes do Ministério Público do Trabalho de Caxias do Sul e da Secretaria de Assistência Social do município.

O caso chegou ao conhecimento da Brigada Militar no último sábado (2), através de denúncia anônima pelo telefone 190. Conforme o relato, 15 pessoas eram obrigadas a trabalhar sob condições subumanas em uma fazenda situada na localidade de Lajeado Grande.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

O denunciante afirmou para a polícia que estaria juntamente com mais treze pessoas, trabalhando no cultivo de alho, sendo submetidos a trabalho análogo à escravidão, sem condições mínimas de alojamento. Segundo a pessoa, o proprietário da fazenda não fornecia comida, deixava os trabalhadores expostos ao frio e obrigava eles a pagarem as próprias passagens, já que a maioria eram indígenas vindos de Erechim e do Paraná e o suspeito teria arcado com as despesas de deslocamento. Entre o grupo estariam uma mulher e o filho de 2 anos de idade. 

A Brigada Militar acionou o Ministério Público e a Secretaria Municipal de Assistência Social para montar uma operação com o intuito de ir até a tal fazenda e constatar o crime. No local foram encontrados 12 homens (dentre eles dois menores de idade) e duas mulheres, além de uma criança. Os agentes também constataram que o alojamento, assim como toda a estrutura onde os trabalhores ficavam, era precária.

Conforme uma das vítimas, eles teriam vindo de suas respectivas cidades e desembarcado em Caxias do Sul. Na sequência, foram de táxi até a fazenda. O valor do transporte era para ser pago pelo suspeito, mas ao chegar ao local já foram informados que estavam em dívida pela passagem e teriam que pagar pela alimentação, que não era suficiente para todos. De acordo com a polícia, os trabalhadores recebiam R$ 5 por caixa de alho. 

O proprietário confirmou para as autoridades que havia arrendado as terras e contratado o grupo, assumindo a responsabilidade pelo local. Ele foi preso em flagrante e encaminhado à Polícia Federal em Caxias do Sul. O Ministério Público do Trabalho ficou responsável por providenciar o retorno das vítimas para casa, além de calcular os valores das indenizações trabalhistas que deverão ser pagas pelo acusado.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
CÂMERAS
AABB
COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
FUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORCÂMERASAABBCOMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
TBK INTERNET