Justiça

Grupo de 80 pessoas é resgatado de situação análoga à escravidão no Nordeste do RS

Trabalhadores teriam vindo de outros estados para atuar na colheita de maçã por meio de falsas promessas de emprego

Compartilhe:
28/04/2022 - 11h12min Corrigir

Oitenta pessoas em situação análoga à escravidão foram resgatadas durante ação integrada realizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPTRS) do Rio Grande do Sul e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Bom Jesus, no nordeste gaúcho. As diligências ocorreram ao longo dos dias 20 a 26 de abril. 

A denúncia dava conta de que os trabalhadores teriam vindo dos estados da Bahia, da Paraíba e do Maranhão para atuar na colheita de maçã em uma propriedade rural por meio de falsas promessas de emprego. O empregador teria custeado o translado do grupo para o RS prometendo adiantamento salarial. Os valores seriam descontados posteriormente. Durante a viagem, os trabalhadores tiveram que arcar com as despesas de alimentação, já que o empregador deixou de pagá-las. A contratação envolveu a participação de intermediários.

Os auditores-fiscais do trabalho do MPTRS apuraram que a maioria do grupo não possuía registro de trabalho, além de todos receberem salário inferior ao piso da classe e péssimas condições de alojamento. Também foram localizados contratos de trabalho assinados em branco, comprovando a exploração da vulnerabilidade dos trabalhadores

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Entre as demais irregularidades verificadas, o MPTRS destaca que o grupo ficavam sem pagamento em dias de chuva ou quando não havia colheita. No alojamento, os agentes constataram péssimas condições de higiene e conservação, além do fornecimento irregular de água potável para beber. 

Com o encerramento dos contratos de trabalho, os trabalhadores não recebiam pagamento de verbas rescisórias como décimo-terceiro salário e férias, e o deslocamento de retorno não era custeado. Para os que permanecessem até o final da safra, o empregador arcava com parte do valor da passagem de volta.

O local foi interditado pelos auditores. Após o procedimento, os empregados embarcaram na madrugada desta quinta-feira (27) para suas respectivas cidades de origem, com todas as despesas custeadas pelo empregador. Os fiscais lavraram autos de infração e emitiram as guias de seguro-desemprego aos trabalhadores. O grupo também receberá o pagamento das verbas rescisórias. O Ministério Público do Trabalho de Caxias do Sul instaurou um inquérito civil para acompanhar o caso.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AFUBRA MAR 2024
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
Mais Lidas
AABBFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL BLOG DO JUARESTBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTORAFUBRA MAR 2024COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESCÂMERASBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)