Rural

Irga promove reunião com sementeiros sobre nova cultivar

O encontro contou com a presença de sementeiros de todas as regiões do Estado
29/04/2022 - 16h40min Igor Garcia - Assessor Comunicação - Irga Corrigir

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) promoveu, nessa quinta-feira (28), uma reunião com empresários do setor de sementes na sede da autarquia. O encontro contou com a presença de sementeiros de todas as regiões do Estado.

A pauta principal do encontro foi a nova cultivar IRGA 426 CL. A equipe do Setor de Melhoramento do Irga apresentou caraterísticas, comparativos e dados. Participaram da reunião o presidente da autarquia, Rodrigo Machado, a diretora técnica, Flávia Tomita, as equipes de sementes e laboratorial, juntamente com sementeiros e representantes da empresa Basf.

"Desde que assumimos o Irga estamos estabelecendo rotinas de muito diálogo, muita transparência, para se criar e construir soluções em conjunto. Estabelecemos uma rotina de reuniões com os sementeiros. No encontro de quinta-feira avançamos em pontos importantes, para o lançamento da nova cultivar IRGA 426 CL, que será lançada em conformidade e acordo com a Comissão de Pesquisa do Conselho Deliberativo, com a Comissão de Pesquisa e Extensão da nossa autarquia, com a parceira Basf e sementeiros", afirma Rodrigo Machado.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

O presidente do instituto também destacou a importância da efetivação da parceria com a Basf: “Diversos departamentos do Irga trabalharam muito para que esse contrato fosse efetivado. Foi uma verdadeira força-tarefa, pois consideramos sempre esse convênio com a Basf fundamental. Precisávamos renová-lo para termos segurança jurídica e, dessa forma, continuar oferecendo soluções tecnológicas para os nossos produtores”.

Para o engenheiro agrônomo Julio Uriarte, a reunião foi de extrema importância. "Nesta reunião foi possível apresentar e tirar as dúvidas dos produtores de sementes sobre a nova cultivar IRGA 426 CL. Também foi apresentado o andamento do novo laboratório de sementes, que será construído em Cachoeirinha e que era uma demanda dos sementeiros. Além de passar informações sobre o andamento da certificação de sementes", comenta Uriarte.

Representando a Basf, José Mauro Guma, gerente de Sementes de Arroz e Trigo de Soluções para Agricultura da empresa, falou sobre a apoio em prol do desenvolvimento da cultura do arroz. "Renovamos a parceria com o Irga, estamos cuidando dos processos tecnológicos alinhados com o Instituto, apoiando o lançamento da nova cultivar IRGA 426 CL. A Basf tem grande interesse em novas cultivares, trabalhando inovação e o desenvolvimento da nossa cadeia produtiva."

Conforme a gerente da Divisão de Pesquisa da autarquia, Gabriela de Magalhães da Fonseca, mais do apresentar o novo produto da Instituição, a cultivar IRGA 426 CL foi um momento de construção. "Pôde-se discutir em grupo seu posicionamento no mercado e começar as tratativas sobre os royalties em um ambiente amistoso", comenta Gabriela.

Conforme o ação de trabalho, Irga, parceiros e sementeiros projetam o lançamento da nova cultivar durante a edição da 45ª Expointer, que ocorrerá de 27 de agosto a 4 de setembro deste ano no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

GRÁFICA.COM
CÂMERAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA CONCÓRDIA
ART MÓVEIS
SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNET
LEDEJAR
Mais Lidas
GRÁFICA.COMCÂMERAS
FUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA CONCÓRDIA
ART MÓVEISSUPER SÃO JOSÉTBK INTERNETLEDEJARIDEALPLASTBorgte Consórcios
Ouça a BJ Rádio Web

Está claro demais aqui? O Blog do juares agora conta com o modo escuro. Aperte na lâmpada e apague a luz!