Rural

Irga promove reunião com sementeiros sobre nova cultivar

O encontro contou com a presença de sementeiros de todas as regiões do Estado

Compartilhe:
29/04/2022 - 16h40min Igor Garcia - Assessor Comunicação - Irga Corrigir

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) promoveu, nessa quinta-feira (28), uma reunião com empresários do setor de sementes na sede da autarquia. O encontro contou com a presença de sementeiros de todas as regiões do Estado.

A pauta principal do encontro foi a nova cultivar IRGA 426 CL. A equipe do Setor de Melhoramento do Irga apresentou caraterísticas, comparativos e dados. Participaram da reunião o presidente da autarquia, Rodrigo Machado, a diretora técnica, Flávia Tomita, as equipes de sementes e laboratorial, juntamente com sementeiros e representantes da empresa Basf.

"Desde que assumimos o Irga estamos estabelecendo rotinas de muito diálogo, muita transparência, para se criar e construir soluções em conjunto. Estabelecemos uma rotina de reuniões com os sementeiros. No encontro de quinta-feira avançamos em pontos importantes, para o lançamento da nova cultivar IRGA 426 CL, que será lançada em conformidade e acordo com a Comissão de Pesquisa do Conselho Deliberativo, com a Comissão de Pesquisa e Extensão da nossa autarquia, com a parceira Basf e sementeiros", afirma Rodrigo Machado.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

O presidente do instituto também destacou a importância da efetivação da parceria com a Basf: “Diversos departamentos do Irga trabalharam muito para que esse contrato fosse efetivado. Foi uma verdadeira força-tarefa, pois consideramos sempre esse convênio com a Basf fundamental. Precisávamos renová-lo para termos segurança jurídica e, dessa forma, continuar oferecendo soluções tecnológicas para os nossos produtores”.

Para o engenheiro agrônomo Julio Uriarte, a reunião foi de extrema importância. "Nesta reunião foi possível apresentar e tirar as dúvidas dos produtores de sementes sobre a nova cultivar IRGA 426 CL. Também foi apresentado o andamento do novo laboratório de sementes, que será construído em Cachoeirinha e que era uma demanda dos sementeiros. Além de passar informações sobre o andamento da certificação de sementes", comenta Uriarte.

Representando a Basf, José Mauro Guma, gerente de Sementes de Arroz e Trigo de Soluções para Agricultura da empresa, falou sobre a apoio em prol do desenvolvimento da cultura do arroz. "Renovamos a parceria com o Irga, estamos cuidando dos processos tecnológicos alinhados com o Instituto, apoiando o lançamento da nova cultivar IRGA 426 CL. A Basf tem grande interesse em novas cultivares, trabalhando inovação e o desenvolvimento da nossa cadeia produtiva."

Conforme a gerente da Divisão de Pesquisa da autarquia, Gabriela de Magalhães da Fonseca, mais do apresentar o novo produto da Instituição, a cultivar IRGA 426 CL foi um momento de construção. "Pôde-se discutir em grupo seu posicionamento no mercado e começar as tratativas sobre os royalties em um ambiente amistoso", comenta Gabriela.

Conforme o ação de trabalho, Irga, parceiros e sementeiros projetam o lançamento da nova cultivar durante a edição da 45ª Expointer, que ocorrerá de 27 de agosto a 4 de setembro deste ano no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA BOM PASTOR
CÂMERAS
TBK INTERNET
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSEAABB
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA BOM PASTORCÂMERASTBK INTERNETSUPER SÃO JOSÉ