Esportes

Caxias do Sul sedia primeira edição da Surdolimpíada na América Latina

Evento reúne mais de 5 mil atletas representando 77 países
30/04/2022 - 14h58min Corrigir

Caxias do Sul recebe neste domingo (1º) a Cerimônia de Abertura da 24ª edição da Surdolimpíada de Verão (o maior evento multidesportivo internacional para atletas surdos do mundo). Esta é a primeira vez na história que a América Latina recebe a competição, que termina no dia 15 de maio e reúne mais de 5 mil atletas representando 77 países.

Nesta edição o Brasil terá a sua maior delegação na história da competição, com 237 componentes (199 atletas e 38 membros da comissão técnica) que participarão de disputas em 17 modalidades: futebol, vôlei, handebol, basquete, atletismo, badminton, natação, ciclismo, mountain bike, tiro esportivo, orientação, tênis de mesa, judô, karatê, tênis, vôlei de praia e taekwondo.

Com uma delegação tão numerosa, a expectativa de conquistar medalhas é a melhor possível, como afirma a presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos, Diana Kyosen: “Esta edição da Surdolimpíada será muito especial. Além de ser realizada no Brasil, nós teremos a maior delegação brasileira da história […]. Espero que possamos ter bons desempenhos”.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Brasil na Surdolimpíada

O Brasil já participou de seis edições do evento, ocupando a 56° posição na classificação geral do evento. Porém, as medalhas vieram apenas nas três últimas, sendo dez no total (1 ouro, 1 prata e 8 bronzes).

A primeira conquista foi obtida em 2009, em Taipé (Taiwan), um bronze com o judoca Alexandre Fernandes. Quatro anos depois veio a primeira prata, com o nadador Guilherme Maia Kabbach, que também levou para casa dois bronzes. Nesta edição quem também terminou uma prova na terceira posição foi o carateca Heron Rodrigues da Silva.

Mas a melhor campanha brasileira em uma Surdolimpíada foi alcançada em 2017, em Samsun (Turquia). O Brasil terminou com um ouro do nadador Guilherme Maia, que também conquistou um bronze. Além dele, o Brasil foi bronze no Futebol Feminino, com o judoca Alexandre Fernandes e com o carateca Heron Rodrigues da Silva.

Estreia com o futebol

A estreia do Brasil na Surdolimpíada ocorreu na manhã deste sábado (30), antes da Cerimônia de Abertura, com a partida de futebol masculino contra Camarões. A seleção brasileira tropeçou na estreia, ao ser superada por 3 a 2, em duelo realizado na Fundação Marcopolo. O próximo duelo da seleção brasileira será segunda-feira (2), às 14h, no campo do Gianella, com transmissão ao vivo online

Com bom posicionamento no primeiro tempo, a equipe camaronesa buscou mais o gol e abriu o placar após jogada do centroavante Yao Bandaman que chutou na dividida com o goleiro, e a bola sobrou para o camisa 13 Nechi Kuetche mandar para o fundo da rede. Os camaronenes seguiram mais ofensivos e o camisa 9 Bandaman ampliou aos 26 minutos. E foi dele também o terceiro de Camarões: o camisa 9 sofreu pênalti do goleiro brasileiro Gleidson e cobrou com categoria, marcando o segundo dele na partida.  

Na volta do intervalo, Paulo André Cazarotto, técnico da seleção brasileira colocou em campo Juan (camisa 19) e Otávio (11) e o Brasil ganhou ritmo e partiu para o ataque. E não demorou para descontar o marcador. Aos 10 minutos,  Marcos Flávio cruzou da esquerda para o camisa 9 Alan que chutou de canhota, marcando o primeiro do Brasil. Aos 35 minutos,  em bola lançada para Alan nas costas da zaga camaronesa, o centroavante não perdoou e marcou o segundo do Brasil. A seleção nacional prosseguiu em busca do empate, mas Camarões administrou a vitória até o final.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

IDEALPLAST
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
GRÁFICA.COM
ART MÓVEIS
LEDEJAR
FUNERÁRIA CONCÓRDIA
TBK INTERNET
CÂMERAS
BORGTE CONSÓRCIOS
Mais Lidas
IDEALPLASTFUNERÁRIA CAMAQUENSEGRÁFICA.COMART MÓVEISLEDEJARFUNERÁRIA CONCÓRDIATBK INTERNETCÂMERASBORGTE CONSÓRCIOS
SUPER SÃO JOSÉ
Ouça a BJ Rádio Web

Está claro demais aqui? O Blog do juares agora conta com o modo escuro. Aperte na lâmpada e apague a luz!