Geral

Por que sexta-feira 13 dá azar? Veja o significado do dia

Superstições estão relacionadas à triscaidecafobia, entenda na matéria

Compartilhe:
13/05/2022 - 09h36min Corrigir

Todos os anos, pelo menos uma vez, a sexta-feira 13 aparece em nossos calendários - e para alguns, a data não significa nada além de más notícias. Para muitos ao redor do mundo, sexta-feira 13 é considerado um dia de muito azar.

Mas de onde vem a superstição em torno dessa data específica? 

Existem várias teorias sobre por que a sexta-feira 13 é considerada uma data tão azarada. 

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Uma das mais populares sobre a superstição conecta a data de sexta-feira 13 com o falecimento dos Cavaleiros Templários. Centenas de Cavaleiros Templários foram presos na sexta-feira, 13 de outubro de 1307, pelo rei Filipe IV da França. Em uma tentativa de ultrapassar o dinheiro, a terra e o poder dos Cavaleiros Templários, o rei Filipe IV da França ordenou sua prisão. Os Cavaleiros Templários foram brutalmente torturados, mantidos em isolamento e alimentados apenas com restos de comida e água.

Outra teoria popular sobre o azar da sexta-feira 13 é atribuída à história da última ceia de Jesus e sua crucificação. A pintura de Leonardo da Vinci da Última Ceia apresenta 13 pessoas no Cenáculo no dia 13 de Quinta-feira Santa, a noite anterior à morte de Jesus na Sexta-feira Santa. Judas, que traiu Jesus, também é considerado o 13º convidado a sentar-se à mesa.

Triscaidecafobia

Triscaidecafobia é o nome dado ao medo irracional do número treze e tudo a ele associado. 

Embora você não tenha pensado nisso antes, a superstição em relação ao número 13 pode ser vista em várias partes da sociedade.

Grandes companhias aéreas, como Air France, Lufthansa e Ryanair, não têm uma 13ª fila em seus lugares, e muitos hotéis também não têm um quarto número 13, ou 13º andar. Alguns navios de cruzeiro também não têm deck ou andar número 13, e muitos restaurantes também não têm mesa número 13.

A mais antiga referência conhecida ao medo do número 13 pode ser encontrada no Código Mesopotâmico de Hamurabi, um código de leis babilônico que data de aproximadamente 1760 aC. As leis são numeradas, mas o número 13 é omitido (junto com os números 66 a 99). Portanto, é possível que a triscaidecafobia tenha sido generalizada mesmo entre os povos antigos.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
SUPER SÃO JOSÉ
AABB
COMERCIAL BLOG DO JUARES
Mais Lidas
CÂMERAS
FUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNETFUNERÁRIA CAMAQUENSEBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) SUPER SÃO JOSÉAABBCOMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES