Educação

Camaquã e outros municípios da região suspendem atividades escolares por conta do alerta de ciclone

Aulas em algumas universidades da região também foram canceladas devido à condição de mau tempo. Defesa Civil e prefeituras emitiram avisos em caso de prejuízos e desabrigados

Compartilhe:
17/05/2022 - 08h45min Atualizada em 17/05/2022 - 11h25min Corrigir

Diversos municípios da região de Camaquã optaram por suspender as atividades escolares nesta terça-feira (17) em razão do ciclone subtropical que deve atingir o Leste do Rio Grande do Sul nas próximas horas.

Ao longo de toda a segunda-feira (16), algumas prefeituras emitiram notas de alerta à população para que se proteja do mau tempo, assim como o cancelamento das aulas da rede municipal de ensino. Em Camaquã, por orientação da 12ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), a rede estadual interrompeu as atividades e as escolas esperam posicionamento para a quarta-feira (18). Ao todo, são 19 municípios pertencentes à coordenadoria. O portal de notícias Blog do Juares (BJ News) entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação e as aulas na rede municipal seguem sem alteração.

O prefeito de Cristal, Marcelo Krolow (PSDB), publicou um vídeo na rede social avisando sobre a suspensão das aulas na rede municipal de ensino entre hoje à tarde e amanhã de manhã. Pelo Estado, o município pertence à 5ª CRE, que tem sede em Pelotas, onde as atividades acadêmicas presenciais e remotas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) também foram interrompidas. Em Rio Grande, a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) comunicou o cancelamento das aulas para hoje. 

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Até a noite dessa segunda, outros municípios que haviam anunciado a suspensão das atividades escolares a nível municipal foram Guaíba e Eldorado do Sul, na Região Metropolitana, e São José do Norte, Mostardas, Turuçu, Canguçu, Capão do Leão, Santa Vitória do Palmar, Pedro Osório, Piratini, Pinheiro Machado, Chuí e Jaguarão, no Sul. Nesta manhã, Amaral Ferrador, Arambaré, Dom Feliciano, Encruzilhada do Sul e São Lourenço do Sul também publicaram sobre o cancelamento das aulas na rede municipal.

Algumas prefeituras também estão montando forças-tarefas para auxiliar possíveis desabrigados com a doação de lonas, telhas, roupas, alimentos, além de cobertores e colchões e abrigos para as pessoas em condição de rua. 

De acordo com o a Defesa Civil, o ciclone intitulado de Yakecan — que significa o som do céu em tupi-guarani — pode trazer ventos entre 80 e 100 km/h, com chance para rajadas de até 130 km/h em alguns pontos isolados, podendo caracterizar furacão. O litoral gaúcho deve registrar ondas de 3 a 6 metros de altura. Também é esperada chuva forte para toda a Faixa Leste e queda brusca das temperaturas, além de neve ou chuva congelada na Serra.

Entre a noite de ontem e madrugada de hoje, a elevação da maré no oceano gerou alagamento em uma das principais ruas de São José do Norte. Em Rio Grande, o nível da Lagoa dos Patos subiu em algumas áreas, mas sem sinais de inundações. As travessias aquáticas foram suspensas entre os dois municípios. Segundo a Marinha, a condição favorece para a formação de ressaca no litoral. As atividades portuárias também devem ser canceladas.

A orientação do Defesa Civil, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e da Climatempo é para que a população busque ficar alojada em locais seguros nas próximas 48 horas. Não é descartada a queda de árvores e estruturas, destelhamentos e interrupção de serviços públicos. Em caso de emergência, os telefones são: Defesa Civil - 199; Corpo de Bombeiros - 193 e Brigada Militar - 190.

De acordo com o Inmet, o ciclone atua sobre o RS desde domingo (15) e terá seu ápice entre hoje à tarde. Durante a noite, o fenômeno avança em direção ao continente. O tempo deve melhorar na quinta (19) e as temperaturas despencam. 

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
AFUBRA MAR 2024
COMERCIAL BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTOR
FUNERÁRIA CAMAQUENSEAFUBRA MAR 2024COMERCIAL BLOG DO JUARESTBK INTERNETBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESAABBCÂMERAS