Geral

Municípios da região de Camaquã afirmam estar preparados para chegada de ciclone

Prefeitos e demais lideranças estão organizando forças-tarefas para atender à população em caso de emergência

Compartilhe:
17/05/2022 - 17h03min Corrigir

As prefeituras e equipes das defesas civis de cada município da região estão se reunindo desde a manhã desta terça-feira (17) para planejar estratégias que serão executadas em caso de possíveis danos em decorrência da chegada do ciclone subtropical Yakecan na costa do Rio Grande do Sul.

Além da suspensão das atividades escolares na rede pública e privada de ensino em praticamente todas as cidades, as aulas nas escolas estaduais também foram canceladas. A Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Faculdade Anhanguera de Pelotas, a Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Unisinos, UniRitter, Ulbra (nos campis de Canoas, Guaíba, Gravataí, São Jerônimo e Torres), Feevale, Fundação do Ministério Público (FMP) e ESPM não terão aulas presenciais. Em Pelotas e Rio Grande, os shoppings e outros estabelecimentos comerciais encerrarão o expediente mais cedo no intuito de proteger os colaboradores.

A Defesa Civil do RS orienta a população para não se abrigar embaixo de árvores e postes e buscar lugar seguro para se alojar, evitando sair na rua entre as 18 horas de hoje e às 10 horas de quarta-feira (18). Pessoas em situação de rua podem buscar ajuda nas prefeituras e abrigos municipais. O órgão também pede para que a comunidade não deixe animais domésticos em pátios abertos, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de segurança, desligue os aparelhos elétricos durante o temporal e, em caso de ventania, procure manter distância dos fios de eletricidade.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Em Camaquã, a prefeitura ampliou as vagas no Albergue Municipal para atender a população em vulnerabilidade social e anunciou que os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) não terão aula nesta noite.

São Lourenço do Sul publicou um decreto hoje pela manhã suspendendo as atividades escolares até o final da quarta-feira e colocando os secretários municipais em sobreaviso. O prefeito Rudinei Härter (PDT) e secretários de Desenvolvimento Social e Habitação, Sandro Dias, e especial de Gabinete, Cristian Iepsen, verificaram a situação do nível dos arroios e da lagoa. Segundo o levantamento, de ontem (16) para hoje (17) as águas baixaram bruscamente.

Em caso de queda das comunicações, ficou definido durante a reunião que o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein, voluntariamente, fornecerá rádios de comunicação para a equipe da Defesa Civil Municipal. Os salões paroquiais das comunidades católicas estão à disposição para abrigar possíveis desalojados e os locais de acolhimento serão divulgados em breve. Lonas, cordas e outros materiais para socorro já estão sendo adquiridos de forma emergencial.

Já em Cristal, o Executivo afirmou que haverá uma equipe de plantão e disponibilizou os seguintes números para contato em caso de emergência: vice-prefeito Nei Kruger: (51) 99605-0892 / 99800-9243 (WhatsApp); comunicação Erick Berneira: (51) 99678-6892 (WhatsApp); chefe de Gabinete Jênifer Kohls: (51) 99135-7492; Secretaria da Saúde: (51) 3678-1230; e Policlínica 24 horas: (51) 3678-1001.

Em Arambaré, o prefeito Jardel Cardoso (PL) esteve reunido nesta tarde com as equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, secretários e subprefeito de Santa Rita do Sul para formar um gabinete de crise que atenderá a população em caso de necessidade. Serão montadas duas bases de apoio no município: uma delas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e outro no Centro Comunitário de Santa Rita do Sul, com caminhão baú e carro para deslocamento. A prefeitura divulgou os contatos emergenciais: Defesa Civil: (51) 3676-1985 ou (51) 99207-4811; Bombeiros: (51) 98060-3565; UBS Saúde: (51) 3676-1116 ou (51) 98595-1419; Santa Rita do Sul: (51) 99526-1664/99896-1976.

Em Mariana Pimentel, o posto de saúde será o centro de referência para emergências da comunidade. Os números para contato são o (51) 34956125 e WhatasApp (51) 92003-1755/99594-7914. Já Sertão Santana disponibilizou os telefones da UBS para a população em caso de necessidade imediata: (51) 34951206; (51) 999763529 e (51) 998072906.

O prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata (PDT), convocou as lideranças do município para uma reunião emergencial na intenção de organizar um plano de ação para atender emergências e garantir a segurança da população.

"Estamos mobilizados para atender com velocidade as ocorrências que se apresentarem, mas também estamos orando e torcendo para que o impacto em nossa cidade e em nosso Estado sejam os mínimos possíveis", destacou o gestor e nota publicada na rede social. O contato da Defesa Civil de Guaíba é o (51) 98142-7276.

E a Prefeitura de Tapes planejou junto com o Corpo de Bombeiros Voluntários (CBV) as ações de enfrentamento dos possíveis prejuíos que a tempestade pode causar. Ficou definido que o Executivo irá disponibilizar espaços e os recursos necessários em apoio aos moradores, caso haja alagamentos ou destelhamentos.

A previsão meteorológica é de que os ventos ultrapassem 100 km/h, além de chuva forte em pontos isolados e neve ou chuva congelada na Serra. Também há risco de queda de árvores, postes e estruturas, além de destelhamentos e falta de luz. Pelo 40199, a população recebe as orientações e alertas da Defesa Civil de forma gratuita.

Em caso de interrupção do fornecimento de energia elétrica, a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) Equatorial, responsável pelo serviço em boa parte do RS, afirma estar em regime de prontidão, com aumento de 100% do efetivo regular. Atendimentos são feitos pelo WhatsApp (51) 3382-5500, telefone 0800 721 2333, SMS 27307 (preenchido com a palavra LUZ e o número da Unidade Consumidora), site e agências físicas.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) também emitiu orientação aos condutores de veículos leves, especialmente motocicletas e carros de passeio, e de caminhões do tipo baú para que evitem trafegar pelas rodovias federais do RS nas próximas 48 horas. Os demais telefones úteis para emergências são: Defesa Civil - 199; Corpo de Bombeiros - 193 e Brigada Militar - 190. Na quinta (19), o tempo deve melhorar e o frio intenso toma conta do território gaúcho.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

AABB
COMERCIAL BLOG DO JUARES
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
Mais Lidas
AABBCOMERCIAL BLOG DO JUARESCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSEBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
SUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNETCÂMERAS