Rural

Irga promove Seminário Milho Irrigado em Terras Baixas nos dias 23 e 24 junho

A programação do evento será divulgada em breve

Compartilhe:
18/05/2022 - 10h39min Corrigir

Com objetivo de promover e difundir o cultivo de milho irrigado em terras baixas, o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) realizará nos dias 23 e 24 de junho, em Restinga Seca, o Seminário “Milho Irrigado em Terras Baixas”. O público-alvo deste evento serão produtores de arroz que realizam rotação com culturas de sequeiro e técnicos atuantes na temática.

Em terras altas do RS, na safra 2020/21, a produtividade média foi de 5,4 t/ha em 801,7 mil hectares (Conab).  Sob condições de alto manejo, em pesquisas desenvolvidas com milho irrigado pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), na Estação Experimental do Arroz (EEA), em Cachoeirinha, e pela UFSM, em Santa Maria têm sido obtidas altas produtividades do grão, superiores a 10,00 t/ha ou 167 sc/ha. 

Resultados iguais ou superiores também foram obtidos em unidades demonstrativas conduzidas nas Estações Regionais de Pesquisa do Irga, ou seja, as informações de manejo para alta produtividades do milho já estão disponíveis de forma regionalizada. Em função do potencial e estabilidade produtiva, devido a capacidade de irrigação da metade sul, os preços atrativos, a lavoura de milho já é uma realidade em terras baixas, com vários produtores apostando nessa nova alternativa para as terras baixas.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Algumas informações do manejo do milho irrigado em terras baixas estão disponibilizadas nas circulares técnicas do Irga, em parceria com a UFRGS e a UFSM, intituladas “Milho no contexto da lavoura arrozeira: potencialidades, desafios e avanços” (No. 006/Junho/2020) e “Milho no contexto da lavoura arrozeira: manejo dos fatores relacionados à planta e viabilidade financeira” (No. 008/Novembro/2000), disponíveis no site do Irga.

A programação do evento, que será divulgada em breve, conta com experts no assunto, como o professor Dr. Paulo Régis da Silva. Além de um espaço de debates, em que produtores trarão suas experiências com o cultivo do milho irrigado em terras baixas. São parceiras desse evento, as empresas BASF, BAYER, DEKALB, Sementes Agroceres, Agroeste, Pionner e Sementes NK.

Para Rodrigo Machado, presidente do Irga, o milho em terras baixas já é uma realidade. "Temos que tratar a lavoura de arroz como parte do sistema de produção, onde estão inseridos, soja, milho e pecuária".

A diretora técnica da autarquia, Flávia Tomita, fala sobre a importância do seminário que é o primeiro evento promovido pelo IRGA tendo como tema central a cultura do milho irrigado em terras baixas. "Dentro do sistema de produção de arroz irrigado, o milho tem importância sendo uma alternativa para a rotação e diversificação de culturas. Ao longo dos anos, o Irga já vem realizando pesquisas com essa cultura, assim o seminário tem como objetivo a transferência da tecnologia aos produtores." salientou.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

AABB
FUNERÁRIA BOM PASTOR
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNET
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
CÂMERAS
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
Mais Lidas
AABBFUNERÁRIA BOM PASTORCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉ
TBK INTERNETFUNERÁRIA CAMAQUENSECÂMERASBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL BLOG DO JUARES