Saúde

Secretaria da Saúde de Camaquã reforça pedido de vacinação contra a covid para crianças e adolescentes com segunda dose em atraso

Entre a faixa etária dos 5 aos 11 anos, apenas 40% da população está com a D2 em dia
25/05/2022 - 10h00min Corrigir

A Secretaria da Saúde de Camaquã reforçou o pedido para que crianças e adolescentes tomem a segunda dose (D2) da vacina contra o coronavírus. Segundo a coordenadora do setor de vacinação, enfermeira Danieli Hain, boa parte destes dois públicos está com a D2 em atraso. 

Entre a população de 12 a 17 anos, Camaquã possui 5.014 habitantes. Nesta faixa etária, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) contabiliza 4.761 pessoas com a primeira dose (D1) e 4.103 vacinadas com a D2 no município. Portanto, 95% estão com a primeira dose, ao passo que apenas 81,8% retornaram para tomar a segunda aplicação.

Já entre as crianças de 5 a 11 anos, o município totaliza 5.536 habitantes. No mais recente balanço da SES sobre a vacinação, 3.226 menores já estão vacinados com ao menos a D1 e 2.248 com a D2. São 58,3% das crianças com a primeira aplicação e apenas 40,6% com a segunda dose no braço. 

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

É importante ressaltar que, por determinação do Ministério da Saúde, as crianças e os adolescentes realizam apenas a primeira e segunda aplicação do imunizante da covid. A dose adicional é recomendada somente para a população com alguma doença crônica ou imunossuprimida. O intervalo entre cada aplicação deve ser de quatro meses para todos os públicos. As crianças também não precisam mais esperar 20 minutos em observação após a vacinação contra o coronavírus.

Vacinação para o restante da população

A quarta dose (D4) da vacina contra covid está sendo aplicada em todas as pessoas a partir dos 60 anos. Já a vacinação contra a gripe está liberada para crianças de 5 a 9 anos e adultos acima de 55 anos, independentemente da condição de saúde. A aplicação ocorre somente no Centro de Imunização Viégas e na Secretaria da Saúde, das 8h30 às 12 horas e das 13 horas às 16h30.

A vacinação simultânea das doses pode ser realizada em toda a população acima de 12 anos, desde que não possua sintomas gripais ou não tenha contraído covid-19 nos últimos 30 dias.

Já a vacinação da gripe está disponível na UBS Washington Brose (Três Bairros), no Posto Telmo Marder, na UBS Paulo Cardoso Dora (Carvalho Bastos), no Centro de Imunização Viégas e na Secretaria da Saúde, também no mesmo horário de funcionamento. Os demais grupos prioritários continuam sendo vacinados. Entre esta população estão as gestantes e puérperas, indígenas, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, membros das forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas.

A definição dos grupos pelo Ministério da Saúde leva em conta o risco que as pessoas têm de desenvolverem formas graves da doença se infectadas ou a maior exposição ao vírus que possuam. No RS, são cerca de 1,8 milhão de pessoas que estão aptas para fazer a imunização. A SMS confirmou que a vacina para a população em geral será liberada a partir do dia 6 junho. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (51) 3671-5832, 3671-4840 e 3692-1847.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

IDEALPLAST
CÂMERAS
TBK INTERNET
ART MÓVEIS
Borgte Consórcios
SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CONCÓRDIA
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
Mais Lidas
IDEALPLASTCÂMERAS
TBK INTERNETART MÓVEISBorgte ConsórciosSUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA CONCÓRDIAFUNERÁRIA CAMAQUENSEGRÁFICA.COMLEDEJAR
Ouça a BJ Rádio Web

Está claro demais aqui? O Blog do juares agora conta com o modo escuro. Aperte na lâmpada e apague a luz!