Saúde

Secretaria da Saúde de Camaquã reforça pedido de vacinação contra a covid para crianças e adolescentes com segunda dose em atraso

Entre a faixa etária dos 5 aos 11 anos, apenas 40% da população está com a D2 em dia

Compartilhe:
25/05/2022 - 10h00min Corrigir

A Secretaria da Saúde de Camaquã reforçou o pedido para que crianças e adolescentes tomem a segunda dose (D2) da vacina contra o coronavírus. Segundo a coordenadora do setor de vacinação, enfermeira Danieli Hain, boa parte destes dois públicos está com a D2 em atraso. 

Entre a população de 12 a 17 anos, Camaquã possui 5.014 habitantes. Nesta faixa etária, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) contabiliza 4.761 pessoas com a primeira dose (D1) e 4.103 vacinadas com a D2 no município. Portanto, 95% estão com a primeira dose, ao passo que apenas 81,8% retornaram para tomar a segunda aplicação.

Já entre as crianças de 5 a 11 anos, o município totaliza 5.536 habitantes. No mais recente balanço da SES sobre a vacinação, 3.226 menores já estão vacinados com ao menos a D1 e 2.248 com a D2. São 58,3% das crianças com a primeira aplicação e apenas 40,6% com a segunda dose no braço. 

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

É importante ressaltar que, por determinação do Ministério da Saúde, as crianças e os adolescentes realizam apenas a primeira e segunda aplicação do imunizante da covid. A dose adicional é recomendada somente para a população com alguma doença crônica ou imunossuprimida. O intervalo entre cada aplicação deve ser de quatro meses para todos os públicos. As crianças também não precisam mais esperar 20 minutos em observação após a vacinação contra o coronavírus.

Vacinação para o restante da população

A quarta dose (D4) da vacina contra covid está sendo aplicada em todas as pessoas a partir dos 60 anos. Já a vacinação contra a gripe está liberada para crianças de 5 a 9 anos e adultos acima de 55 anos, independentemente da condição de saúde. A aplicação ocorre somente no Centro de Imunização Viégas e na Secretaria da Saúde, das 8h30 às 12 horas e das 13 horas às 16h30.

A vacinação simultânea das doses pode ser realizada em toda a população acima de 12 anos, desde que não possua sintomas gripais ou não tenha contraído covid-19 nos últimos 30 dias.

Já a vacinação da gripe está disponível na UBS Washington Brose (Três Bairros), no Posto Telmo Marder, na UBS Paulo Cardoso Dora (Carvalho Bastos), no Centro de Imunização Viégas e na Secretaria da Saúde, também no mesmo horário de funcionamento. Os demais grupos prioritários continuam sendo vacinados. Entre esta população estão as gestantes e puérperas, indígenas, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, membros das forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas.

A definição dos grupos pelo Ministério da Saúde leva em conta o risco que as pessoas têm de desenvolverem formas graves da doença se infectadas ou a maior exposição ao vírus que possuam. No RS, são cerca de 1,8 milhão de pessoas que estão aptas para fazer a imunização. A SMS confirmou que a vacina para a população em geral será liberada a partir do dia 6 junho. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (51) 3671-5832, 3671-4840 e 3692-1847.

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

COMERCIAL BLOG DO JUARES
SUPER SÃO JOSÉ
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
FUNERÁRIA BOM PASTOR
AABB
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNET
Mais Lidas
COMERCIAL BLOG DO JUARESSUPER SÃO JOSÉCOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) FUNERÁRIA BOM PASTORAABBFUNERÁRIA CAMAQUENSE
TBK INTERNETCÂMERAS