Polícia

Decrab Camaquã desarticula quadrilha que atuava no furto e receptação de tratores

Líder da quadrilha direcionava os comparsas de dentro de um presídio gaúcho, apontou a investigação

Compartilhe:
31/05/2022 - 18h00min Corrigir

A Delegacia Especializada no Combate aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) de Camaquã desarticulou, na manhã desta terça-feira (31), uma organização criminosa que atuava no furto de tratores por meio de golpes aplicados na internet. Os crimes eram cometidos em cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Um dos integrantes da quadrilha e o receptador dos maquinários agrícolas foram presos. O líder do esquema criminoso já era apenado e dava ordens ao grupo pelo celular de dentro de um presídio gaúcho. As ofensivas fizeram parte da terceira fase da “Operação Mahindra”.

As investigações tiveram início em abril de 2021, quando um morador de Sertão Santana registrou ocorrência relatando que havia caído em um golpe. Segundo o relato, a vítima teria colocado seu trator à venda em um anúncio no aplicativo OLX, recebendo mensagens via WhatsApp de uma pessoa interessada em comprar o maquinário. O suposto comprador efetuou um depósito na conta do anunciante, e mandou um guincho buscar o trator. Todavia, a vítima constatou posteriormente que o depósito foi realizado em um envelope vazio.

A Decrab Camaquã assumiu o caso e identificou o modo de atuação da quadrilha. Conforme a polícia, o chefe do bando era responsável por fazer contato com as vítimas pelo WhatsApp. A investigação descobriu que o acusado cumpria pena no Presídio Regional de Caxias do Sul. O golpe normalmente era concluído em uma sexta-feira, quando o falso depósito seria efetuado na conta da vítima. Os criminosos tomavam cuidado para realizar a transação após o término do expediente bancário, impedindo que a vítima verificasse se realmente o valor havia entrado na conta.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

Na sequência, o líder do grupo contratava um guincheiro para realizar o transporte do maquinário, quase sempre com destino a Caxias do Sul e Farroupilha, na Serra Gaúcha. No entanto, o trajeto era alterado no meio do caminho e o trator acabava sendo entregue em outro local. A Decrab apurou que os guincheiros eram contratados aleatoriamente e não sabiam que estavam fazendo parte do esquema criminoso. O frete também era combinado pelo WhatsApp e os trabalhadores recebiam em dinheiro pelo serviço prestado.

Os criminosos se certificavam de que as vítimas iriam anotar a placa dos caminhões, bem como ficavam com o contato telefônico dos motoristas. Se o guincheiro fosse identificado pela polícia, não teria como saber quem o contratou. A Decrab também constatou que quando o trabalhador era orientado a entregar em outro local, membros da quadrilha já estavam acompanhando o caminhão. O guincheiro era acompanhado pelos bandidos até deixar o local para que não desconfiasse de algo e acionasse a polícia.

A esposa do chefe da quadrilha também tinha forte atuação na organização, já que repassava as ordens aos demais integrantes, retransmitindo mensagens de áudio, onde ameaças eram feitas com relação a dívidas. Já o braço direito do líder era quem recebia os tratores e tinha a função de repassar o maquinário para outro comparsa. Este ficava encarregado de vendê-lo o mais rápido possível, normalmente por um valor abaixo do mercado. O integrante da quadrilha que recebia o trator já tinha um receptador responsável por vender o veículo. Para tentar enganar a polícia, o dinheiro da venda era depositado em várias contas de terceiros, que depois retornavam o valor para a companheira, o cunhado e o braço direito do líder do bando.

A investigação aponta que os criminosos movimentaram 14 tratores entre janeiro e junho de 2021. Todos os integrantes da quadrilha foram identificados, além das transações bancárias. O inquérito policial foi concluído e remetido ao Poder Judiciário. A polícia entrou com pedido de prisão preventiva dos denunciados e também solicitou à Justiça mandados de busca em residências utilizadas nos crimes. As ordens judiciais foram cumpridas em Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Flores da Cunha e Cotiporã, na Serra; Cidreira, no Litoral Norte; e Lajeado, no Vale do Taquari.

Durante as investigações, a Decrab Camaquã conseguiu rastrear e recuperar dois tratores negociados pelo bando. Os maquinários foram localizados no interior de Nova Bassano, região serrana do RS. Um deles pertencia ao morador de Sertão Santana e o outro a uma vítima de Candelária, no Vale do Rio Pardo. 

O chefe da quadrilha já havia sido indiciado pelo mesmo crime através do WhatsApp. A polícia, então, pediu pela transferência do apenado do Presídio Regional de Caxias do Sul para que ele não tivesse mais acesso à internet e que não desse continuidade aos golpes. O pedido foi acatado pelo Poder Judiciário e o preso foi levado para uma casa prisional com bloqueadores de sinal telefônico. Os demais investigados seguem foragidos.

O trabalho investigativo e as diligências da Decrab Camaquã contaram com o apoio da 8ª, 19ª, 23ª e 29ª Delegacia de Polícia Regional do Interior (DPRI). 

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

FUNERÁRIA BOM PASTOR
SUPER SÃO JOSÉ
CÂMERAS
BJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS)
AABB
COMERCIAL BLOG DO JUARES
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES
TBK INTERNET
Mais Lidas
FUNERÁRIA BOM PASTORSUPER SÃO JOSÉCÂMERASBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) AABBCOMERCIAL BLOG DO JUARESFUNERÁRIA CAMAQUENSECOMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARESTBK INTERNET