Polícia

Homicídios têm queda de 5,3% em maio no RS, diz SSP

Atuação integrada das forças de segurança amplia ações de repressão e agiliza elucidação dos casos investigados

Compartilhe:
09/06/2022 - 15h02min Ascom SSP / Edição: Redação BJ News Corrigir

O número de vítimas de homicídios no Rio Grande do Sul reduziu 5,3% em maio, na comparação com o mesmo mês no ano passado. Em sequência da tendência verificada nos últimos três anos, desde a implantação do RS Seguro, o indicador caiu de 132 para 125 assassinatos no período – o menor total desde 2007. Em relação às 171 mortes registradas em maio de 2018, antes da criação do programa, a queda chega a 26,9%, e frente ao pico de 233, um ano antes, a retração atinge 46,4%. Os dados integram a divulgação mensal de indicadores de criminalidade no Estado, realizada nesta quinta-feira (9) pela Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Card - Vítimas de homicídios no RS em maio

Os números destacam ainda o impacto do foco territorial no combate ao crime, a partir do acompanhamento intensivo de indicadores pela Gestão de Estatística em Segurança (GESeg) do RS Seguro. Em maio, oito dos 23 municípios priorizados pelo programa para esse fim encerraram o mês sem homicídios: Cachoeirinha, Capão da Canoa, Esteio, Guaíba, Ijuí, Lajeado, Sapucaia do Sul e Tramandaí. Em Cachoeirinha, este é o quarto mês consecutivo em que o indicador fica zerado. O mesmo ocorre em Guaíba desde março, e nos últimos dois meses em Esteio, Ijuí e Lajeado. Do conjunto de 23 cidades, 16 terminaram maio com queda ou estabilidade no número de vítimas de assassinatos.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube ACESSE AQUI!

No acumulado desde janeiro, os homicídios também estão em queda. O RS somou 680 vítimas até o final de maio, 2,3% menos que as 696 dos primeiros cincos meses de 2021. Comparada com 2018, quando o total no período foi de 1.081 vítimas, a marca atual representa queda de 37,1%.

Card - Vítimas de homicídio no RS de janeiro a maio

Os resultados nesse recorte também evidenciam o impacto do RS Seguro na diminuição dos crimes. No ranking das 10 maiores quedas de homicídio quando comparados os períodos de janeiro a maio deste ano e do anterior, seis ocorreram em municípios que integram o grupo priorizado pelo programa. De fora do bloco, chama atenção o resultado em duas cidades do Interior que no ano passado haviam registrado assassinatos em número além do habitual e, agora, estão desde o início de 2022 com indicador de homicídios zerado: Candelária, no Vale do Rio Pardo, e São Gabriel, na Fronteira Oeste.

Card - Ranking das 10 maiores quedas no RS

Em Porto Alegre, os homicídios em maio caíram pela metade na comparação com o mesmo mês no ano passado. O número de vítimas baixou 51,9%, de 27 para 13, o menor total para o período desde 2010. Com o resultado, o cenário no acumulado desde janeiro também retomou a curva descendente observada nos últimos três anos, após a alta pontual em março em razão de conflitos entre organizações criminosas na zona sul da cidade, rapidamente reprimidos pelas forças de segurança.

Card - Vítimas de homicídio em Porto Alegre em maio

Na soma dos cinco meses, a Capital contabiliza 115 vítimas de homicídios, quatro a menos que em igual intervalo de 2021 (-3,4%) e também o menor total da década. Na comparação com os 278 assassinatos cometidos em 2018, antes da implantação do RS Seguro, no qual Porto Alegre faz parte do grupo priorizado, o número atual representa redução de 58,6%.

Card - Vítimas de homicídio em Porto Alegre de janeiro a maio

O principal desafio em relação aos homicídios ainda é enfrentado no município de Rio Grande, na Região Sul. A disputa localizada a partir da tentativa de uma organização criminosa do Vale do Sinos em se fortalecer na cidade, sob grande resistência de outra organização local, tem sido responsável pelo aumento no número de assassinatos fora da curva dos últimos dois anos. O cenário também se acirra com a tentativa de se estabelecer uma rota de tráfico internacional de drogas passando pelo Porto de Rio Grande. A elevação do indicador na cidade também é ressaltada em razão de o município ter zerado o número de homicídios ao longo de meses seguidos no ano passado.

Em maio, a cúpula da Segurança Pública promoveu nova reunião integrada em Rio Grande, com participação das chefias das forças estaduais e representantes do Ministério Público e do Poder Judiciário. A partir de estudo do Departamento de Inteligência da Segurança Pública (DISP) da SSP, apontando que a grande maioria dos envolvidos nos homicídios é de jovens com idades entre 18 e 34 anos e com antecedentes, as autoridades alinharam estratégias para contenção desses conflitos.

Permanece na cidade o reforço de policiamento ostensivo com efetivo do 5º Batalhão de Polícia de Choque (5º BPChq) da Brigada Militar, de Pelotas, e de agentes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil, da Capital, para intensificar a investigação de autorias. Desde o início do ano, foram realizadas apreensões de mais de 200 armas e as prisões de mais de 700 suspeitos. 

Para receber as notícias gratuitamente e em tempo real participe do nosso grupo de WhatsApp, clicando aqui!

Ou participe do nosso grupo no Telegram clicando aqui!

Ouça AQUI a web rádio do Blog do Juares!

Siga o Blog do Juares no Google News e recebe notificações das últimas notícias em seu celular, acessando aqui!

MAIS NOTÍCIAS

SUPER SÃO JOSÉ
FUNERÁRIA CAMAQUENSE
FUNERÁRIA BOM PASTOR
TBK INTERNET
AFUBRA MAR 2024
COMERCIAL BLOG DO JUARES
AABB
CÂMERAS
Mais Lidas
SUPER SÃO JOSÉFUNERÁRIA CAMAQUENSEFUNERÁRIA BOM PASTORTBK INTERNET
AFUBRA MAR 2024COMERCIAL BLOG DO JUARESAABBCÂMERASBJ RÁDIO WEB | CAMAQUÃ (RS) COMERCIAL EM INGLÊS BLOG DO JUARES